Não é segredo para ninguém que Forza é uma das maiores franquias, não só de jogos de corrida, como também de jogos da Microsoft num geral. Dessa forma, poucos esperaram que após alguns anos a própria Microsoft quebraria a “exclusividade” e levaria o jogo para mais plataformas.
Após o anúncio da Microsoft sobre essa “quebra” de exclusividade, a princípio, muitos fãs da saga acabaram ficando confusos ou foram contra. Entretanto, a estratégia parece ter funcionado muito bem.

A SAGA FORZA
Antes de tudo, é interessante saber que, a saga Forza possui duas séries diferentes, a Forza Motorsport e Forza Horizon. Com a Motorsport sendo desenvolvida, majoritariamente, pela Turn 10 Studios, enquanto a Horizon é desenvolvida pela PlayGround Games.
A Saga começou com Forza Motorsport, lançado em 2005, que focava em ser um simulador de corridas. Possuindo 231 carros e uma quantidade enorme de pistas reais e fictícias. Até hoje, eles lançaram 8 títulos da divisão Motorsport, com o último sendo lançado em 2023. A Divisão Motorsport foca em simulações de corrida em pistas, diferentemente da divisão Horizon, que busca um realismo, mas com a liberdade da exploração e do mundo aberto.
A Playground Games, juntamente com a Turn 10 Studios, em 2012, desenvolveram o primeiro Forza Horizon, que foi ambientado no estado americano do Colorado em um festival fictício chamado de “Horizon Festival“. O jogo foi o primeiro de mundo aberto de toda a saga. Eles trouxeram uma maior variação de carros e uma física mais realista que os outros jogos até então. A nova mecânica de mundo aberto fez com que o jogo fosse um sucesso de vendas. Sendo quase um “nova saga” por si só.
FORZA HORIZON 5
Eventualmente a saga acabou evoluindo até que, em 9 de novembro de 2021, desenvolvido pela Playground Games em parceria com a Turn 10 Studios, foi lançado Forza Horizon 5.
O jogo se passa no México e possui o maior mapa jogável de toda a série até aqui. Sendo 50% maior que o mapa de seu antecessor e possuir o maior ponto (em altura) dos mapas de Forza. A diversidade de opções de “o que fazer” complementa a riqueza do game. Com diversos tipos de terrenos e cenários, locações conhecidas, exploração de mundo aberto, corridas multijogador e o conhecido modo campanha.
Eles, pela primeira vez, introduziram uma customização enorme, tanto dos carros quanto do personagem do jogador, abrindo mais um leque de possibilidades ao jogo. Além disso, eles também trabalharam o clima, os biomas e como cada um deles reage em determinadas épocas do ano. Assim como introduziram várias ferramentas e mini games para o multijogador.
LEIA TAMBÉM: Asleep | Jogo brasileiro mistura aventura e terror psicológico
Foram lançadas 3 expansões ao jogo:
- 2022: Forza Horizon 5: Hot Wheels – Adicionando carros e pistas da famosa marca de carrinho Hot Wheels.
- 2023: Forza Horizon 5: Rally Adventure – Trazendo um novo mapa e veículos “fora de estrada”, como Buggies, além de um novo modo carreira.
- 2023: Forza Horizon 5: Fast X – Car Pack – Trazendo os veículos do filme Velozes e Furiosos X.
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA E SUCESSO NO PLAYSTATION
Após esse tempo, a Microsoft começou a adotar uma nova estratégia para muitos de seus jogos. A fim de atrair um número maior de público, a empresa começou a “retirar” a exclusividade de vários de seus jogos, e lançá-los em outras plataformas, principalmente no PlayStation 5.
Apesar de já terem feito isso com Minecraft, por exemplo. Agora, Em Forza Horizon 5, como também em outros jogos, eles aplicarem essa estratégia implica o início de uma nova fase estratégica para a Microsoft.

Assim, em 29 de abril de 2025, Forza Horizon 5 foi lançado para PlayStation 5. Após o lançamento, um ex-funcionário da Turn 10 Studios, Harrison B. (Levado pela onde de demissões em massa da Microsoft), revelou em seu LinkedIn que o jogo já havia vendido mais de 2 milhões de cópias em cerca de um mês, no PlayStation 5.
Além disso, ao final de junho, 2 meses após o lançamento no PS5, 2,9 milhões de cópias já haviam sido efetuadas, provando o sucesso do game em sua nova plataforma. Desse modo, Forza ultrapassou jogos como Astro Bot, Spider-Man e The Last of Us em rankings de venda nos EUA e na Europa.
Essa situação coloca a Microsoft em “um bom caminho”, já que os planos de lançar seus jogos em multi-plataforma tem se provado muito promissores. Ao passo que os resultados foram quase imediatos, a chance deles continuarem com isso em outros jogos, talvez até de sagas ainda mais famosas deles, é relativamente bem alta.
CONCLUSÕES
Desse modo, é provável que mais jogos sofram (no melhor ou pior sentido) da mesma tática. Embora eles percam jogos “exclusivos”, o novo público que passa a consumi-los é um número bem significativo para a Microsoft. Será que jogos como Gears of War ou Halo serão lançados, também para PlayStation, em algum momento? É esperar para ver.
De qualquer forma, o “novo” sucesso de Forza no PS5 pode significar 2 coisas: Que Grand Turismo vai passar a perder certo público, já que agora, a disputa se provou a favor de Forza. E também um novo início ou uma nova fase para a Microsoft. O que isso fará com a indústria de jogos é aguardar para descobrir.
Provavelmente os planos funcionarão, já que quanto mais pessoas puderem jogar seus jogos, melhor, não? Por fim, se quiser experimentar a adrenalina e velocidade de Forza Horizon 5, ele está disponível para PC na Steam, Xbox One, Xbox Series S|X e agora, também para PlayStation 5.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.