A Fundação Casa de Jorge Amado anuncia o lançamento do “Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos”. A premiação foi possível graças ao Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, o Nubank patrocina o prêmio.

Desse modo, o prêmio é uma oportunidade para os autores que nunca tiveram textos publicados, tanto no formato físico quanto no digital. Para se inscrever basta acessar a página oficial do prêmio. As inscrições são gratuitas e começam no dia 9 de novembro. O prazo é até 9 de dezembro, às 23h59. A premiação também conta com o apoio da Academia Baiana de Letras (ABL). 

O nome do prêmio é uma homenagem à poeta, jornalista e escritora Myriam Fraga (1937-2016). Ela foi diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado entre 1986 e 2016. Além disso, ela ocupou a cadeira de número 13 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Enquanto esteve à frente da Fundação Cultural do Estado da Bahia, ela conduziu projetos pioneiros em apoio aos novos escritores.

Premiação

Uma comissão julgadora vai selecionar os textos. O critério de avaliação do vencedor será o mérito literário. O juri vai escolher três textos vencedores. Esses serão publicados em livro. Tanto o formato, quanto os demais detalhes, serão de livre escolha da editora Casa de Palavras. Os autores (as) dos textos selecionados receberão, a título de direitos autorais, R$ 4 mil, assim como 30% da tiragem dos seus livros.