Nesse mês de fevereiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa inicia as atividades do Núcleo Educativo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Durante o ano, o núcleo terá um projeto mensal de incentivo à leitura. O objetivo é facilitar e democratizar o acesso a diversas obras brasileiras, por diversos públicos. A primeira edição acontece no dia 6 de fevereiro (quinta-feira).
O público poderá ler obras de autores como Machado de Assis, Vinícius de Moraes e Clarice Lisector. São leituras de poemas e crônicas que celebram o Rio de Janeiro. Lembrando que a cidade é a “Capital Mundial do Livro” de 2025. A estreia acontece com o “Clube de Leitura AMLB: Jardim Literário”.
O evento presencial acontece às quintas-feiras, em sessões às 10h e 11h, no jardim histórico da instituição em Botafogo, no Rio de Janeiro. Além disso, o evento apresentará documentos do acervo pessoal dos escritores preservados pela instituição. O projeto educativo também desenvolve atividades lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória, roteiros interativos e outros.
Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB)
O Arquivo-Museu de Literatura Brasileira foi criado em 1972 e instalado na Fundação Casa de Rui Barbosa. Reúne um dos maiores acervos literários do Brasil, com arquivos de 152 importantes escritores. Entre eles, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector e Rubem Braga. Além dos documentos, preserva aproximadamente 2 mil peças museológicas.
Leia também: Clarice Lispector: Obras que marcaram o existencialismo feminino
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram