Galãs de Hollywood nos anos 1990 e início dos anos 2000, conhecidos por seus personagens heróicos, mocinhos românticos, atualmente podem ser vistos em diversos filmes de terror. Porém, não na pele de mocinhos ou heróis, e sim como vilões sinistros e perigosos.
Para alguns, essa mudança foi gradual; para outros, uma grande novidade. De qualquer forma, trabalhar em um novo gênero pode ser resultado de uma carreira sólida que não teme assumir novos riscos.
Algo que pode estar relacionado à maturidade dos próprios atores, que após anos no mercado, podem buscar por trabalhos distante de esteriótipos.
Um exemplo é Hugh Grant de “Quatro casamentos e um Funeral“, “Um Lugar Chamado Notting Hill“, que recebeu muitos elogios por sua performance em “Herege” de Scott Beck e Bryan Woods, onde ele interpreta o infame Sr. Reed, o grande vilão do longa.
Em diversas entrevistas comparam seus trabalhos nas comédias românticas, como seus personagens sempre foram muito charmosos. E que apesar de ser um assassino, Reed também tem lá seu charme.

Em entrevista a Vogue, Grant contou que nunca se considerou muito charmoso, em outras afirmou inclusive que, esse charme é uma mentira. “Se eu olhasse para trás quando comecei a atuar, e se você me perguntasse no que eu sou bom, eu não teria dito: Sou bom em ser um protagonista charmoso. Essa era a coisa que eu menos estaria interessado em fazer. Eu estava fazendo vozes bobas, esquetes bobos, personagens inusitados.”, explica.
Leia também”: Queens of the Dead | Tina Romero segue os passos do pai
Muito além de um rostinho bonito
Entretanto Grant, não é o único ator que assumiu um papel monstruoso no cinema nos últimos tempos. Nicolas Cage, por exemplo, teve personagens em comédias românticas, romances e com o tempo trabalhou em filmes de ação, e até mesmo terror. Mas, em seu caso, os trabalhos não eram reconhecidos, por seu brilhantismo ou nada marcante.
Em seu início de carreira atuou em “Cidade dos Anjos“, “Atraídos pelo Destino”, já os anos que seguiram embarcou nas tramas de ação como Con-air— Rota de Fuga. Até mesmo fez o Motoqueiro Fantasma versão para o cinema, dos quadrinhos da Marvel. Recentemente interpretou Drácula, na comédia de terror, “Renfield”com Nicholas Hoult. Antes de estrelar “LongLegs — Vínculo Mortal” do diretor Osgood Perkins, como o seqüestrador e assassino. O que rendeu muitos elogios da crítica e dos fãs, após algum tempo de produções apagadas.

Outro exemplo é Ethan Hawke, conhecido pela trilogia “Antes de Amanhecer“, “Antes do Pôr-do-Sol” e “Antes da Meia-Noite“. Dessa forma, o ator fez um caminho parecido com o de Cage com quem atuou em “Senhor das Armas“, ao migrar para filmes de ação como “Dia de Treinamento” ao lado de Denzel Washington. No terror, Hawke atuou em produções como “Regressão”, “Uma Noite de Crime” e “A Entidade”.
Mas foi ao protagonizar “O Telefone Preto”, sob direção de Scott Derrickson, que Hawke deixou o galã para trás de vez interpretando o Saltador, um seqüestrador e assassino de crianças. O personagem retorna na continuação “O Telefone Preto 2“.
Galãs por trás da máscara
Os atores, que iniciaram as carreiras jovens e hoje estão na casa dos 50 e 60 anos, vêm assumindo papéis mais intensos e viscerais. Com exceção de Hugh Grant que com sua aparência de senhor simpático, tem seu rosto à mostra, Nicolas Cage está irreconhecível como Longlegs e, Ethan Hawke passa o filme com uma máscara assustadora cobrindo o rosto.

Neste caso a atuação e expressão corporal ficam em evidência, já que o rosto é um mero detalhe. Dessa forma, o título de galãs de Hollywood não tem relação alguma com a escolha para cada personagem de terror. Agora, seus papéis são mais complexos, enfim ganhando um espaço na memória dos espectadores.
Por último, mas não menos importante, o ator Josh Hartnet fez um serial killer em “A Armadilha” do diretor M. Night Shyamalan que assim como Hugh Grant aparece de cara limpa e entregando uma atuação surpreendente.
Saiba onde assistir aos filmes
É possível encontrar os filmes no catálogo streaming da Amazon Prime Video.
Herege — Catálogo
Longlegs: Vínculo Mortal — Catálogo
O Telefone Preto — Aluguel
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.