Escrito por Mark Pellegrini e ilustrado por Mitch Breitweiser, o HQ “Galo de Briga” tem a narrativa que trata de um super-herói, em um cenário midiático e que traz a perspectiva da representação do papel de um protagonista heroico dentro da televisão. Além disso, um ponto forte é que a história tem também um gancho que homenageia A Era de Ouro dos quadrinhos (1938 – 1956).
No Brasil, o lançamento está sendo feito pela Faro Editorial, com o selo “Poseidon”. Sendo assim, “Galo de Briga” é a primeira história em quadrinhos lançada pela editora.
Contexto Histórico de “Galo de Briga”
A trama apresenta a narrativa da imagem de um herói em decadência, que vive de uma fama do passado. Frank Cooper, entre todos os aspectos envolvidos na vida atual, precisará enfrentar os vilões que haviam sido presos pelos heróis que o antecederam. Os bandidos estão sedentos por vingança e planejam cada detalhe de como farão para atingir o famoso “Galo de Briga”. Matá-lo não é o suficiente, o que eles desejam é acabar com a imagem dele, aquilo que ele represente socialmente.
Dessa forma, A narrativa se passa em uma terra arrasada pelo período climático conhecido como “Dust Bowl”, que foram as tempestades de areia que atingiram os EUA na década de 1930, que teve um impacto social muito grande na vida das pessoas, tendo como aspecto um desastre natural.
Portanto, a HQ utilizou de elementos e passagens históricas para construir uma narrativa para além de uma ficção, mas também para um conhecimento e reflexão.
Um pouco mais sobre “Galo de Briga”
Além de ter elementos que marcam um período histórico, a narrativa também nos mostra passagens que mesclam uma “sociedade do espetáculo”, além de fazer pensar sobre a visão de “telespectadores” dentro do ambiente midiático e o quanto isso pode influenciar um grupo de pessoas. A história traz isso muito bem em seus elementos de construção da narrativa, para um olhar mais aguçado, que vai além da ficção de uma história de herói, mas também para um aprendizado maior sobre marcos importantes.
Além disso, cada ilustração nos transporta ao cenário adequado do que se passa durante toda a história.
Sobre os autores:
Mark Pellegrini: É um prolifero autor de quadrinhos, tendo escrito a série best-seller de super-heróis tokusatsu KAMEN AMERICA e a série de guerra e ação BLACK HOPS: U.S.A. Também escreveu, junto com Chuck Dixon e Graham Nolan, a série Space Force.
Mitch Breitweiser: É autor, editor e, há mais de 20 anos, ilustrador de personagens que amamos, incluindo Capitão América, X-Men, Dead Pool e muitos outros. Seu estilo único marcou época em todas as séries heróicas que desenhou.
Agradecemos à Faro Editorial por ter nos encaminhado um exemplar da História em Quadrinhos “Galo de Briga”.