A saga de livros escrita por George R.R. Martin inspirou, até o momento, duas das maiores produções da HBO: Game of Thrones e House of the Dragon. Sendo assim, confira a ordem cronológica dos livros para embarcar nessa aventura.

Game of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop. George R.R. Martin criou uma saga que prende a atenção dos leitores de todas as partes do mundo. A série produzida pela HBO, conquistou fãs com suas intrigas e reviravoltas surpreendentes, trazendo ainda mais pessoas interessadas em explorar o universo da literatura.

Muito se fala da série, mas e os livros que deram origem a Game of Thrones?

Considerados por muitos uma das maiores fantasias já escritas desde “Senhor dos Anéis”, o autor ainda segue escrevendo, e em breve, lançará dois novos livros que estão sendo muito aguardados pelos fãs: “Os ventos de Inverno” (The Winds of Winter), e “Um Sonho de Primavera” (A Dream of Spring), sem previsão de lançamento.

Foto: Reprodução

A dança dos dragões (Fire and Blood – 2018)

Na aventura que acontece antes dos eventos da renomada série, mergulhamos no universo da única família a sobreviver a destruição de Valíria: os Targaryen.

Portanto, a história narra o lendário criador do Trono de Ferro, Aegon, o Conquistador, e as gerações que vieram depois dele até o fim da sua dinastia. Em Fogo e Sangue, podemos desvendar alguns dos mistérios que surgem durante a saga A Guerra dos Tronos, como a origem dos ovos de dragões de Daenerys, e porque não podem voltar para a terra natal, Valíria. 

As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Fire and Ice)

Esse foi o nome dado pelo autor para a saga que acompanha os eventos adaptados na série Game of Thrones. Atualmente, é composta por 5 livros já lançados e dois livros ainda sem data de lançamento.

A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones – 1996) 

O primeiro livro da saga que deu origem a icônica adaptação da HBO, Game of Thrones. A história se inicia em Winterfell, quando o Rei Baratheon convida seu velho amigo, Eddard Stark, lorde de Winterfell, a se tornar a mão do Rei. 

Aqui, a trama nos leva para um mundo de intrigas políticas, com muitas de reviravoltas, rivalidades e mistérios, com personagens envolventes e complexos. 

A Fúria dos Reis (A Clash of Kings – 1998)

No segundo livro, acompanhamos a guerra civil em Westeros se intensificar, assim como a disputa pelo Trono de Ferro. Robb Stark, agora proclamado Rei do Norte, lidera uma campanha militar enquanto o caos se espalha pelos Sete Reinos, e seu meio-irmão, Jon Snow, enfrenta desafios como membro da Patrulha da Noite.

Enquanto isso, a mãe dos dragões, Daenerys Targaryen, busca reunir forças com seus dragões recém-nascidos para retomar seu trono. A trama segue com reviravoltas, apresentando novos personagens e expandindo sua tapeçaria de intrigas.

A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords – 2000)

Com o futuro de Westeros em jogo, a guerra se intensifica. O Trono de Ferro ocupado por Joffrey Baratheon, da casa Lannister, está instável e seu maior rival, lorde Stannis, cai no feitiço da Mulher Vermelha.

Enquanto isso, Robb Stark planeja seu plano de batalha contra os Lannisters, que mantém sua irmã refém em Porto Real. Deanerys Targaryen começa sua jornada rumo à Westeros para retomar a posse do trono, deixando um rastro de sangue no seu caminho.

Mas, é no Norte, depois da Muralha, que conhecemos a verdadeira ameaça que pode destruir Westeros: os Outros.

O Festim dos Corvos (A Feast for Crows – 2005)

No quarto volume, a guerra que quase destruiu o continente parece ter finalmente chegado ao seu fim, agora que Robb Stark e Joffrey Baratheon estão fora de cena. Agora, esse conflito abre caminho para novos lordes formarem alianças e planos de conquistas por toda Westeros, entre disputas políticas e por suas terras.

Mas, com a nova ameaça que se aproxima, eles precisam se unir e usar habilidades e poderes para encará-la. “O Festim dos Corvos” continua tecendo uma trama elaborada e imprevisível que caracteriza a saga.

A Dança dos Dragões (Dance With Dragons – 2008)

O quinto livro da saga é centrado nos eventos ocorridos em Westeros e muito além da Muralha. Daenerys Targaryen, depois de conquistar Meereen, segue em sua busca por governar, mas seus dragões chamam atenção de grandes lordes de Westeros.

Enquanto isso, Jon Snow, agora comandante da Patrulha do Norte, enfrenta dilemas morais e conflitos, com seus inimigos o cercando por todos os lados. Será um longo inverno, cheio de traições inesperadas e conflitos.

O que sabemos sobre os próximos livros da saga?

“Os Ventos de Inverno” (The Winds of Winter) e “Um Sonho de Primavera” (Dreams of Spring) são os próximos livros da saga que inspirou a série Game of Thrones, onde os fãs vão poder conferir o final planejado pelo autor, depois de muita espera!

Portanto, esse é um dos lançamentos mais aguardados pelos amantes de ficção e fantasia, para conferir o final dos personagens tão amados.

Autor dos livros da saga que inspiraram a série Game of Thrones, na premiere da nova série que adaptada a prequel, House of the Dragon.
Foto: Jeff Kravitz / FilmMagic / Getty Images via CNN

Sobre o autor George R.R. Martin

George R.R. Martin, o famoso autor por trás de Game Of Thrones, ficou ainda mais conhecido depois da série inspirada nos seus livros conquistaram fãs no mundo inteiro.

Martin começou sua carreira na década de 1970, escrevendo contos para revistas de ficção científica e fantasia, conquistando prêmios renomados ao longo da sua carreira, como “Nébula”, “Hugo”, e “Bram Stoker”.

Assim, o autor ganhou admiradores no mundo todo por sua fantasia épica e escrita surpreendente que foge de clichês, levando o leitor a um mundo imprevisível, repleto de intrigas e magia.