A primeira edição da gamescom latam, versão latino-americana do maior evento de games do mundo, foi um sucesso estrondoso. Com mais de 100 mil visitantes de 70 países, o evento superou todas as expectativas, solidificando sua marca na indústria de jogos.

Além disso, o evento também pavimentou o caminho para o crescimento contínuo da indústria de jogos na América Latina, demonstrando a força e o potencial desse mercado em ascensão nesta região do mundo. A seguir, confira mais detalhes!

  • gamescom - 26.06.2024 - VR area
  • gamescom - 28.06.2024 - arcade area
  • gamescom - 27.06.2024 - artists alley
  • gamescom - 28.06.2024 - indie area

gamescom latam 2024: mais que fortalecimento local, uma plataforma global

A gamescom latam não foi apenas um sucesso de público; além disso, destacou-se como um importante polo de negócios. Já que quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas, compareceram em busca de oportunidades de acordos e investimentos. Em resumo, foram solicitadas 11.982 reuniões, e a expectativa é de mais de US$ 200 milhões em novos negócios.

Além dessa proporção, é importante destacar que o evento, ocorrido no São Paulo Expo, de 26 a 30 de junho, contou com:

  • Mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países;
  • 13 patrocinadores;
  • 73 expositores e 51 co-expositores;
  • 47 espaços de experiência de parceiros;
  • Mais de 200 publishers (76 publishers expondo conteúdo para o público final);
  • Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B;
  • Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos;
  • 25 mil metros quadrados;
  • 16 áreas proprietárias;
  • 226 horas de conteúdo;
  • 434 palestrantes em 5 dias;
  • Mais de 4 milhões de visualizações das transmissões online nos canais oficiais (sem incluir retransmissões de parceiros);
  • Participaram mais de 1 mil criadores de conteúdo;
  • 25 parceiros de mídia de 3 continentes;
  • 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento.

O CEO da gamescom latam, Gustavo Steinberg, expressou sua satisfação com os resultados, bem como, compartilhou suas projeções otimistas para a próxima edição:

[…] Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição.

  • gamescom - 29.06.2024 - final mortal kombat arena
  • gamescom - 28.06.2024 - eSports
  • gamescom - 29.06.2024 - game launch on QUEST stage
  • gamescom - 27.06.2024 - QUEST stage

gamescom latam 2024: panorama dos 5 dias frenéticos

A princípio, a gamescom latam 2024 foi marcada pela colaboração de 17 content partners, incluindo nomes de peso como: Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.

Juntamente com uma programação de 226 horas de conteúdo, os participantes também tiveram a oportunidade de explorar quais serão os próximos passos da indústria gamer, através de 194 painéis, dos quais 62 foram transmitidos ao vivo. Esses painéis foram conduzidos por 434 palestrantes, incluindo figuras internacionais de renome.

Desse modo, entre os palestrantes destacamos: David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games.

Por fim, mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo cobriram o evento. Ao mesmo tempo, entre os parceiros de mídia brasileiros e internacionais, estavam: IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina).

Para 2025, a edição da gamescom latam já tem data marcada: de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi. E o evento promete ser ainda maior, com o dobro do tamanho e muitas novidades para os fãs e profissionais da indústria de jogos.

Quer saber mais informações e detalhes sobre como foi a gamescom latam? Então não deixe de vistar o site oficial.

(Fonte: press release oficial gamescom latam – Omelete Company/Theogames)