Evento anunciou novas campanhas e palestras, além de um novo modelo de ingressos

A gamescom Latam anunciou nesta quarta-feira (29) as primeiras novidades da edição de 2026, que acontecerá de 30 de abril a 3 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo. Dentre os anúncios, o evento revelou o novo conceito “Os 4 Mundos da gamescom latam” e também o WebApp interativo “side quest”.

Sem parar por aí, a gamescom Latam também confirmou a criação de um novo tipo de ingresso, o Start Pro Ticket, voltado a profissionais iniciantes no setor a partir da próxima edição. Além disso, as inscrições para palestras e painéis já possuem data de abertura.

Palestrantes já poderão se inscrever para participar do evento

A gamescom latam abrirá inscrições para palestras, painéis, sessões e keynotes a partir desta quinta-feira (30) e permanecerá aberta até 30 de dezembro. Vale destacar que a participação como palestrante no evento garante uma credencial com acesso total, incluindo à área business, junto a uma credencial B2B extra para um membro da equipe ou parceiro de negócios.

Além disso, o evento garante visibilidade editorial com parceiros de mídia. Após o período da inscrição, os palestrantes terão até 28 de fevereiro para enviar o material. Confira abaixo o cronograma:

  • Abertura das inscrições: 30 de outubro de 2025
  • Encerramento das inscrições: 30 de dezembro de 2025
  • Prazo para envio de materiais dos palestrantes: 28 de fevereiro de 2026
  • Datas do evento para o público B2B: 29 de abril – 3 de maio de 2026

Evento apresenta campanha ‘Os 4 Mundos da gamescom latam’

A campanha define a identidade visual e temática da edição de 2026, dividindo o espaço em quatro áreas inspiradas em diferentes estilos de jogos: Hero Zone (fantasia/aventura), Open Zone (mundo aberto/simulação), Shadow Zone (terror) e Neo Zone (ficção científica/cyberpunk).

Assim, cada zona contará com cenografia própria e experiências imersivas. A edição também terá novas atrações com a meta de proporcionar oportunidades de conexão com o público, como a Versus Arena (espaço para campeonatos amadores) e os palcos B2B (programação voltada ao público empresarial).

O que é o WebApp ‘gamescom latam side quest’?

O WebApp “gamescom latam side quest” trata-se de uma das principais apostas do evento para o ano que vem. O aplicativo trará uma gamificação passando pelos “4 Mundos” visando entregar uma experiência interativa que funcionará como uma missão secundária.

Dessa forma, o público poderá realizar missões que servem como um guia de exploração para todos os pavilhões, interagindo com estruturas temáticas, QR Codes e pontos com tecnologia NFC para desbloquear conquistas e conteúdos em realidade aumentada. Como prêmio, receberão brindes colecionáveis exclusivos.

Como funcionará o Start Pro Ticket?

A nova categoria de ingresso é voltada exclusivamente para profissionais novatos no mercado de games. Dessa forma, o Start Pro Ticket dá acesso a todas as palestras B2B entre 30 de abril e 1º de maio sem a necessidade de adquirir uma credencial. De acordo com a ‘gamescom’, mais detalhes serão revelados em breve.

Créditos da capa: Divulgação/gamescom