A Garota da Lua chegou no Disney+, com a sua série animada, com essa estreia muitos se perguntaram quem é a personagem. Então, esta matéria servirá para que as pessoas possam conhecer Lunella Lafayette e suas origens.
Mesmo com sua grande popularidade, a Garota da Lua não é uma heroína muito antiga da editora. Sua primeira aparição foi no quadrinho Moon Girl and Devil Dinosaur #1, em novembro de 2015. Lunella Lafayette foi criada pelos roteiristas Brandon Montclare e Amy Reeder, com o auxílio da artista Natacha Bustos. Ela já chegou estreando com a sua revista solo, sendo que esta contou com 47 edições.
A Garota da Lua veio como parte da iniciativa All-New, All-Different Marvel, que tinha como objetivo apresentar novos personagens e histórias do Universo Marvel. Além disso, Lunella é descrita como a personagem mais inteligente do Universo Marvel.
As origens da Garota da Lua
Antes de se tornar a conhecida heroína, Garota da Lua, Lunella Lafayette era uma brilhante estudante que mora em Manhattan. Ela frequenta a escola pública e já se destacava por seu incrível intelecto e ao mesmo tempo, isso a fazia parecer uma completa esquisita aos olhos de seus colegas de classe.
Além disso, a apelidaram de “Moon Girl“, ou garota da lua, devido aos seus pensamentos não estarem em sintonia com a realidade e assim, acabavam magoando Lunella. Mesmo assim, através de seus estudos ela acaba encontrando um dispositivo que consegue abrir portais entre dimensões e com isso, abrindo uma porta entre o Universo 616, atual universo Marvel, e o Mundo dos Dinossauros, onde seu melhor amigo e aliado veio, o Dinossauro Demônio.
Mas quem é o Dinossauro Demônio?
O Dinossauro Demônio surgiu de uma realidade conhecida como Mundo Dinossauro, a Terra-78411, uma realidade onde os dinossauros nunca foram extintos. Além disso, neste mundo o Dinossauro Demônio contava com o auxílio do seu parceiro, o Moon Boy, o Garoto da Lua. Chegando a realidade 616, perseguindo os vilões da sua realidade, o Dinossauro causou muita confusão e destruição. Mas acaba por se juntar a Lunella, por conseguir entender seus comandos, e com seu auxílio detém os vilões.
Apesar disso, o personagem do Dinossauro Demônio já é bem antigo na Marvel. Sua estreia ocorreu em 1978, no seu próprio gibi solo Devil Dinossaur #1, criado pelo rei Jack Kirby. Como já citado seu parceiro era conhecido como Moon Boy, um hominídeo pré-histórico que acaba falecendo antes do Dinossauro viajar ao universo 616.
Mesmo se mostrando um bom aliado e estar do lado correto da lei, o Dinossauro Demônio acabou atraindo uma atenção ruim da polícia de Nova York, por conta de toda destruição que causou. Ele acabou sendo capturado pelo Hulk, que na época era o Amadeus Cho, e levado sob custódia.
O Hulk acabou deixando o Dinossauro Demônio para o Departamento de Controle de Dinossauros, estamos falando do universo Marvel. Mas, Hulk não sabia o que acontecia no Departamento, o Dinossauro era tratado muita violência e acabou sendo mantido como refém. Lunella não podendo fazer nada para impedir a captura de seu amigo e nem salvá-lo, vai embora para casa triste.
Nasce uma super-heroína
Após a captura do seu amigo, Lunella ficou por muito tempo se questionando o que deveria fazer. Decidida a assumir o controle da sua vida e se tornar uma super-heroína, partiu para salvar seu parceiro. Para realizar esta missão, ela criou seu próprio traje de herói, feito com um equipamento de boxe, com uns óculos especiais e um cinto de utilidades computadorizado. Além disso, decide utilizar o nome de Garota da Lua, o apelido maldoso que seus colegas deram, e desde este momento Lunella se tornou uma heroína completa.
Entretanto, durante a saga Infinito as coisas mudariam para a nossa querida Lunella, o Raio Negro, rei da nação Inumana, tem um plano no qual consiste explodir uma bomba com Névoas Terrígenas e estas névoas acabam se espalhando pelo planeta, sendo este o catalisador para que humanos com o gene latente Inumano despertassem suas habilidades. Lunella foi uma destas que acabou sendo transformada e ganhando habilidades.
Porém, ela sempre soube que era uma Inumana e sempre evitou que tal processo de transformação acontecesse. A Garota da Lua temia se transformar em uma criatura aterrorizante ou que perdesse o controle, mas logo acabou cedendo sua transformação e aceitando ser uma Inumana.
Poderes e Habilidades
Antes de passar pelo processo de transformação pela Terrigênese, a Garota da Lua já era uma criança extremamente inteligente e notável que seu intelecto era muito superior que as crianças da sua idade. Lunella foi considerada a pessoa mais inteligente do universo Marvel, por Amadeus Cho após conseguir completar o teste de competência, o Banner B.O.X., em poucos minutos.
Além disso, possui grandes habilidades de engenharia, inventando diversos apetrechos para o combate ao crime. Bem com, excelentes habilidades computacionais, sendo uma excelente programadora e hacker.
Após o processo de transformação em Inumana, Lunella passou a ter a capacidade de transferir sua consciência para seu parceiro, o Dinossauro Demônio. Entretanto, a mente do Dinossauro também pode ser transferida para o corpo da Garota da Lua e quando isso ocorre, Lunella passa a ter um super-força considerável.
Outras curiosidades
A Garota da Lua é de certa forma uma personagem recente no mundo dos quadrinhos, mas isso não a impediu de fazer diversas aparições em outras mídias. Sua primeira participação em games foi no saudoso Avengers Academy, jogo que recriava os heróis como colegiais. Ela também está no Future Fight, com uma skin exclusiva para o jogo e no Marvel LEGO Super Heroes 2, liberada através da DLC dos Campeões. E no mais recente jogo da editora, Marvel Snap, a Garota da Lua e o Dinossauro Demônio estão disponíveis.
Uma coisa que poucos sabem sobre a personagem, é que ela se encaixa no espectro autista. Os criadores confirmaram essa informação em 2018, afirmando que Lunella foi baseada a partir do sobrinho de Amy Reeder, uma criança autista. Além disso, o objetivo para essa confirmação era conscientizar como pessoas assim conseguem lidar com o mundo a sua volta, de uma maneira real. Mesmo assim, os autores confirmam que não tiveram como trabalhar mais a fundo esta questão. Então apenas deixaram tais influências por cima. Mas, diverrsos leitores conseguiram captar os maneirismos de Lunella e sua personalidade, como alguém que faz parte do espectro autista.
Apesar disso, por enquanto não existe planos para que a Garota da Lua e seu Dinossauro estreiem no MCU. Mas, isso não quer dizer que ela está sendo deixada de lado, recentemente chegou ao Disney+ sua série animada. Sendo produzida por Laurence Fishburne (Matrix, Homem-Formiga e a Vespa), a série segue a vida de Lunella e como ela conheceu seu parceiro, o Dinossauro Demônio.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre quadrinhos, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).