Livro aborda o que a cultura pop fez com as mulheres da geração millennial
A Todavia Livros acaba de lançar “Garota sobre Garota“, obra que reflete sobre a mudança de discurso e valorização feminina do século XX para o século XXI. A autora, Sophie Gilbert, baseia-se em revistas, clipes musicais, CDs, reality shows, filmes, séries de TV, polêmicas, expectativas, carreiras meteóricas e surtos para analisar a mudança de posicionamento das mulheres na sociedade.
Nas páginas de Gilbert, as atrizes, cantoras, apresentadoras e “it girls” que marcaram a década de 2000 revelam uma luta deixada de lado por uma nova objetificação e sexualização precoce. Além de colocar as mulheres umas contra as outras.
Assim, com artefatos midiáticos, anedotas pessoais e comentário social, a obra coloca em pauta uma análise sobre a ressignificação do discurso feminino. A qual coloca em cheque os avanços, empoderamento e sororidade alcançados no século passado.
LEIA TAMBÉM: Festival do Rio confirma datas e recoloca o Rio no centro do cinema em 2026
Sobre a autora
Sophie Gilbert ganhou o Prêmio National Magazine em 2024 na categoria Resenhas e Críticas. Inclusive, foi finalista do Prêmio Pulitzer de Crítica em 2022 com a coletânea de ensaios “On Womanhood: Bodies, Literature, Choice”, sobre o retrato da feminilidade na cultura popular, literatura e sociedade contemporânea.
Nesta obra, Gilbert analisa o assunto em três partes: corpos/representação, literatura/mídia e corpo/escolha. Ela também é editora na The Atlantic desde 2014, onde também escreve sobre cultura pop, arte e crítica. “Garota sobre Garota” foi traduzida para o português por Emanuela Siqueira para a Todavia Livros. A obra também está à venda na Amazon.
Imagem de capa: Reprodução / Amazon
Estagiária sob supervisão de Anna Flávia Lopes
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram