“Garoto Dos Céus“, filme de suspense distribuído pela Pandora Filmes, escrito e dirigido por Tarik Saleh, foi premiado como filme com “Melhor Roteiro” no Festival de Cannes, de 2022.
Primeiramente conheça a sinopse do filme:
“Adam, filho de um pescador, recebe o privilégio de estudar na Universidade Al-Azhar do Cairo, o epicentro do poder do islamismo sunita. Pouco após sua chegada na cidade, a maior liderança religiosa da universidade, o Grande Imã, morre repentinamente. Adam logo se torna uma peça nesse jogo brutal pelo poder entre os religiosos egípcios e a elite política.”
Veja o trailer:
O primeiro ponto a se observar é que o filme acontece em uma realidade e cultura totalmente diferente do que geralmente faz sucesso nos cinemas mundiais.
De acordo com Saleh : “De um lado o poder religioso, e de outro, o poder do Estado, que precisa se certificar de que o novo escolhido compartilhe das mesmas ideias do governo, e, para isso, um oficial precisa encontrar um informante. E Adam acaba sendo o escolhido”.
Um filme rico de informações culturais
“Garoto Dos Céus” certamente é um filme interessante. A obra é considerada um suspense que aborda toda uma questão religiosa e política dentro do epicentro do poder islâmico. E diante disso, é evidente o envolvimento e a responsabilidade da equipe responsável pelo roteiro e produção do filme. Responsabilidade esta que fez com que o filme abordasse toda uma questão cultural juntamente com a disputa pelo poder envolvendo o telespectador.
Ponto positivo que contribuiu para o sucesso do filme foi retratar de forma fiel a cultura e religião islâmica sem utilizar de estereótipos para isso. Trazendo ao filme, quase que um caráter de documentário, uma vez que agrega conhecimento para as pessoas que não possuem muito contato com tal cultura. Em outras palavras, a sensação é de que estamos tendo uma verdadeira aula sobre a cultura e a religião do local.
Com uma riqueza enorme de conteúdo para pouco mais de 2 horas de duração, o filme, por outro lado, pode deixar algumas pessoas um pouco confusas diante de tantos elementos. Dessa forma, a confusão se justifica pelo fato de que o filme traz ao telespectador um cenário totalmente diferente do qual ele está acostumado no ocidente.
Em síntese, diante dessa mudança de cenário, a obra nos tira da zona de nossas zonas de conforto, fazendo com que o filme seja um atrativo. Ao abordar questões que não possuem respostas fáceis, “Garoto dos Céus” precisa ser visto com uma nova visão, uma mente aberta, de modo que não seja interpretado com o olhar do ocidente.
Sobre o suspense “Garoto Dos Céus”
“Garoto Dos Céus” é o 6º filme do sueco Saleh, que tem no currículo “Contrato Perigoso”, e episódios das séries americanas “Westworld” e “Ray Donovan”. O filme é estrelado por Tawfeek Barhom (“Os árabes também dançam”). O elenco ainda conta com Fares Fares (“Crimes Ocultos”), Makram Khoury (“Westwing – Os bastidores do poder”) e Mehdi Dehbi (“O homem mais procurado”).
Ficha Técnica
Direção: Tarik Saleh
Roteiro: Tarik Saleh
Produção: Fredrik Zander
Elenco: Tawfeek Barhom, Fares Fares, Mohammad Bakri
Direção de Fotografia: Pierre Aïm
Desenho de Produção: Roger Rosenberg
Trilha Sonora: Krister Linder
Montagem: Theis Schmidt
Gênero: suspense, drama, político
País: Suécia, França, Finlândia, Dinamarca
Ano: 2022
Duração: 126 min
“Garoto Dos Céus” chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de janeiro de 2023.
Por fim, fique ligado aqui no nosso portal e também nos siga no Instagram.