O streamer Gaules, um dos maiores nomes brasileiros da Twitch, está lançando uma ferramenta para controlar os comentários ofensivos em chats durante as lives.

Em parceria com Sal de Fruta ENO, a ideia se resume a um “Chatbot Contra a Azia” no ambiente da Twitch

Primeiramente, para quem desconhece, Twitch é uma plataforma utilizada por muitos para “streamar” – fazer lives. Sobre o quê?

Bem, o céu é o limite: o entretenimento em várias formas de conteúdo, seja acompanhando algum time de e-sport ou até mesmo ficar conversando e reagindo com algum streamer.

No cenário brasileiro, Gaules é um dos maiores nomes, conseguindo até bater o recorde de viewers da Twitch brasileira neste ano. 

Por isso, aproveitando de sua fama, o streamer fez parceria com Sal de Fruta – ENO em prol de acabar com a possível toxicidade nos chats, assim, buscando um ambiente virtual mais saudável. 

Durante o mês de julho, a ferramenta já apresentou resultados consideráveis: com uma média de 15 blocks diários, a iniciativa diminuiu em um quinto do número de mensagens inapropriadas durante as lives. Para o streamer, a ferramenta pode ser vista como uma ponte mais direta entre seus antigos e novos espectadores, ao mesmo tempo  em que reforça a importância de que as opiniões sejam manifestadas com respeito, livres de preconceitos e agressividade.

Ainda, Débora Kawa (Líder da Categoria de Bem-Estar da Haleon Brasil) afirma:

“Os comentários tóxicos estão por toda a internet e, infelizmente, há ocasiões em que eles acontecem até mesmo dentro de uma das principais comunidades dedicadas ao e-sports na internet brasileira. É para fortalecer a luta contra a azia social na comunidade gamer, que tem crescido muito no Brasil e no mundo, que a marca Sal de Fruta ENO novamente coloca em prática mais uma ação inovadora em benefício de todos os que amam games e e-sports”.

chatbot contra azia eno gaules
Imagem: como a ferramenta atua nas lives do Gaules

Como a iniciativa funciona

Batizada de “Chatbot Contra a Azia”, a ação visa promover um aumento da conscientização contra mensagens agressivas e tóxicas.

Dessa forma, o bot identifica as mensagens do chat, e publica então um alerta personalizado dentro do mesmo, tudo isso durante as lives na Twitch.

Por fim, Gaules acredita que o método pode ser um fator unirá a Tribo – sua comunidade de espectadores – em prol a manter um ambiente virtual saudável ao mesmo tempo que todos combatem contra atitudes deploráveis, como preconceito, discriminação, racismo e homofobia.

Você pode conferir tanto a ferramenta em ação quanto o trabalho do Gaules nas lives do streamer, em seu canal na Twitch.

Abaixo, um vídeo de apresentação do seu canal no Youtube:

Para mais notícias sobre o mundo dos games, fique de olho em nosso portal e confira nosso Instagram.