A Google DeepMind anunciou a ferramenta Genie 3, uma inteligência artificial voltada à criação de jogos. Pensada para desenvolvedores, o modelo é capaz de transforma imagens e prompt de texto em ambientes interativos 3D, onde os usuários podem interagir em tempo real.
O que é Genie 3?
LEIA MAIS: Instagram começa a ranquear na página principal do Google
A Genie 3, desenvolvida pela Google DeepMind, é um modelo de inteligência artificial capaz de gerar mundos dinâmicos. Os usuários podem navegar e interagir com o ambiente, como se fosse um jogo ou simulador de curta duração.
Nesse sentido, essa nova versão representa um importante avanço nos modelos desenvolvidos pela Google. Pois é o primeiro da série a oferecer interação em tempo real com ambientes virtuais. Diferente do Genie 2, que gera mundo mais básico e com baixa interação.
Os usuários ou agentes profissionais podem simular diversos locais e criar personagens, mesmo sem ter conhecimento técnico avançado. Além disso, também abre caminhos para ser aplicada na criação de games, na educação, robótica, treinamento de IA e muito mais.
Principais recursos

O Genie 3 se destaca pode oferecer recursos, como:
- Modelagem e geração de mundo em 3D: a partir de imagem ou descrição de texto;
- Simulação do mundo natural: O usuário pode explorar ecossistemas vibrantes, até cenários mais complexos.
- Animação e ficção: com imaginação, é possível criar personagens animados e expressivos.
- Explorar locais e cenários históricos;
- Expandir a fronteira das capacidades em tempo real: graças ao avanço técnico, o Genie 3 processa continuamente tudo que já foi gerado. Isso é possível por meio de cálculos que ocorrem várias vezes por segundo, baseados nas novas entradas do usuário.
- Renderização fluída: o modelo funciona a 720p e 24 fps, garantido uma boa performance visual.
Limitações do modelo
Apesar de realizar funções avançadas em comparação com outros modelos globais, a ferramenta criada pela Google DeepMind ainda apresenta algumas limitações. Entre elas:
- Espaço de ação limitado: os agentes podem executar poucas ações, mesmo com uma ampla variedade de ambientes criados por comandos externos.
- Interação e simulação de outros agentes: Ainda é um desafio modelar personagens ou interações complexas com precisão.
- Representação geográfica do mundo real: o modelo não consegue simular localizações do mundo real com exatidão.
- Renderização de texto: para criar texto claro e legível na imagem, é preciso fornecer a descrição inicial.
- Duração limitada: o modelo suporta apenas alguns minutos de interação.
Em suma, a Genie 3 representa um avanço marcante para a indústria de games e tecnologia, principalmente. A ferramenta permite que desenvolvedores e profissionais da educação criem ambientes virtuais interativos, com aplicações em salas de aulas, criação de protótipos e de jogos.
Eventualmente, essa nova inovação apresenta desafios em relação à segurança e possiveis impactos negativos que podem causar futuramente. Por este motivo, sua versão atual encontra-se disponível apenas para pesquisadores e criadores selecionados.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.