O festival exibe 14 animações, incluindo obras inéditas e sucessos consagrados
As animações do Studio Ghibli estão retornando às telonas! Após quatro décadas de atuação, a Sato Company segue com as comemorações ao apresentar o Ghibli Fest: Parte 2. Sendo assim, serão exibidos 14 filmes clássicos do amado estúdio japonês, que celebrou 40 anos em 2025.
Reconhecidas mundialmente, suas animações se destacam pelos personagens inesquecíveis, estilo artístico único e forte ligação com a cultura japonesa. Dessa forma, a segunda parte do festival reúne sete obras inéditas em relação à edição anterior, bem como as outras sete produções de sucesso que marcaram a primeira metade do evento.
O evento promete encantar fãs que têm a oportunidade de reviver clássicos nos cinemas e para novas gerações descobrirem a magia e a profundidade de um dos mais respeitados estúdios de animação do mundo.
A magia e a arte que definem o Studio Ghibli

As produções do Studio Ghibli destacam-se por uma identidade singular, marcada por cenários detalhados e forte apelo emocional. Em suas narrativas, elementos do cotidiano e do fantástico coexistem com naturalidade, permitindo que deuses e criaturas mágicas habitem em ambientes realistas.
Nesse sentido, o ritmo contemplativo presente em suas obras é marcado por grandes aventuras e pequenos gestos. A jornada são profundas, além de proporcionar experiências de amadurecimento e autoconhecimento.
Heróis e heroínas se destacam pela coragem e pela compaixão. O estúdio traz histórias onde a natureza assume papel central, sendo retratada como uma personagem viva e espiritualizada. Inspirada em tradições japonesas, as animações refletem a busca constante por harmonia entre a humanidade e o meio ambiente.
Confira os 14 títulos do Ghibli Fest: Parte 2
Nausicaä do Vale do Vento (1984)
Em um mundo pós-apocalíptico, a princesa Nausicaä luta para impedir a destruição entre dois reinos em guerra e a floresta tóxica. Hayao Miyazaki dirige e roteiriza, com produção de Isao Takahata.
O Castelo no Céu (1986)
Sheeta, uma jovem órfã com um colar misterioso, se une ao mineiro Pazu em busca da lendária cidade flutuante, enfrentando piratas aéreos. Hayao Miyazaki assina direção e roteiro, com produção de Isao Takahata.
Meu Amigo Totoro (1988)

Duas irmãs se mudam para o campo e descobrem criaturas mágicas da floresta, incluindo Totoro. Enquanto isso, a mãe se recupera no hospital. Hayao Miyazaki dirige e roteiriza, com produção de Toru Hara.
O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
A jovem bruxa Kiki se muda para uma cidade litorânea e abre um serviço de entregas voadoras, aprendendo a ser independente. Hayao Miyazaki assina direção, roteiro e produção.
Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
Um ás da aviação, com feições de porco, caça piratas do ar no Mar Adriático dos anos 1930. Hayao Miyazaki dirige e roteiriza, com produção de Toshio Suzuki.
A Viagem de Chihiro (2001)

Ganhador do Oscar de Melhor Animação, o filme conta sobre Chihiro. Uma garota de 10 anos que entra em um mundo de espíritos e precisa trabalhar no balneário de Yubaba para salvar seus pais, transformados em porcos. A equipe de produção conta com Hayao Miyazaki com diretor e roteirista, sendo produzido por Toshio Suzuki.
Princesa Mononoke (1997)
O príncipe Ashitaka, amaldiçoado por uma criatura da floresta, busca cura e se envolve na guerra entre espíritos da natureza e ferreiros. Hayao Miyazaki dirige e roteiriza, com produção de Toshio Suzuki.
O Castelo Animado (2004)
A jovem Sophie trabalha na chapelaria de seu falecido pai. De repente, ela acaba sendo amaldiçoada a envelhecer. Em busca de refúgio, ela encontra o castelo ambulante do mago Howl, onde se envolvendo em guerra e romance. A animação tem direção do icônico Hayao Miyazaki, com produção de Toshio Suzuki.
O Reino dos Gatos (2002)

A trama acompanha Haru, uma garota que salva um gato de ser atropelado. Como agradecimento, os gatos à levam ao Reino dos Gatos, onde busca recuperar sua liberdade. Hiroyuki Morita dirige, com roteiro de Reiko Yoshida, e produção de Toshio Suzuki e Nozomu Takahashi.
Contos de Terramar (2006)
O mago Ged se une ao príncipe Arren para investigar uma sombra misteriosa que ameaça o equilíbrio do mundo. Além disso, os dois contam com a ajuda da bruxa Kumo. Goro Miyazaki dirige e roteiriza, enquanto Toshio Suzuki e Tomohiko Ishii são responsáveis pela produção.
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Sosuke é um garoto de cinco anos, que faz amizade com Ponyo, uma princesa-peixinho que deseja se tornar humana. Hayao Miyazaki dirige e roteiriza, produzido por Toshio Suzuki.
O Mundo dos Pequeninos (2010)
Arrietty e sua família vivem escondidos sob uma casa humana, sobrevivendo ao roubar objetos. Quando Arrietty faz amizade com um garoto, seu segredo corre risco. Hiromasa Yonebayashi dirige, com roteiro de Hayao Miyazaki e Keiko Niwa, produzido por Toshio Suzuki.
O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Kaguya é uma bebê encontrada dentro de um tronco de bambu. Ao crescer e se torna uma linda mulher, a jovem passa a ser a mais cobiçada por nobres, incluindo o imperador. Isao Takahata dirige e roteiriza, com produção de Yoshiaki Nishimura.
As Memórias de Marnie (2014)
Anna é uma menina solitária, que decide explorar uma mansão abandonada, Nela, conhece Marnie, uma garota misteriosa que só ela consegue ver. A animação tem direção de Hiromasa Yonebayashi, com roteiro de Keiko Niwa, Masashi Ando e Yonebayashi; e produção de Yoshiaki Nishimura e Toshio Suzuki.
Com o retorno do Ghibli Fest, fãs e novos espectadores tem a chance de vivenciar o universo mágico do estúdio Ghibli. Ainda mais, as animações contém riqueza artística e narrativa que apenas o estúdio oferece. Ghibli Fest: Parte 2 retorna a partir de 19 de fevereiro.
Imagem de capa: Sato Company/Divulgação
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.