23ª Goiânia Mostra Curtas está com inscrições abertas para o curso Política da Memória – Arquivos, Imagens e Narrativas Negras, ministrado pela fotógrafa, diretora e roteirista Safira Moreira. O curso acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro na Vila Cultural Cora Coralina, durante o festival (07 a 12 de outubro). 

A diretora Safira Moreira aborda questões importantes sobre história e identidade por meio de perguntas que buscam desconstruir o passado e o presente, influenciada pela “política da memória” proposta pelo cineasta ganense-britânico John Akomfrah. Desse modo, ela questiona como narrar a partir dos restos e rastros da história? Quais imagens estruturam a paisagem da nossa lembrança? 

Assim, o participante será convidado a criar um curta-metragem a partir de seus arquivos pessoais. O público-alvo do curso são roteiristas, diretores, estudantes de audiovisual, artistas visuais e pessoas com interesse nestas áreas. As inscrições podem ser feitas no site oficial do Goiânia Mostra Curtas. Há limite de vagas.

Quem é Safira Moreira

Créditos: Divulgação

Safira Moreira, nasceu em Salvador e é fotógrafa, diretora e roteirista. Formou-se em Cinema na Escola Darcy Ribeiro e em Artes Visuais no Parque Lage (RJ). Seu primeiro longa-metragem, Cais (2025), venceu o Prêmio Olhar de Cinema de Melhor Filme, e ganhou exibições em festivais como Guadalajara (México) e BlackStar (EUA). Também dirigiu o curta Travessia (2017). Sua obra investiga memória, ancestralidade, tempo e sonho. 

Goiânia Mostra Curtas

O Goiânia Mostra Curtas é um festival de cinema de curtas-metragens que acontece desde 2001, sendo um sólido espaço de fomento, experimentação e encontro não apenas entre realizadores, críticos, mas também entre estudantes e o público geral. 

Desse modo, é reconhecido nacionalmente como um dos festivais mais longevos e relevantes dedicados ao curta-metragem no Brasil. O evento já recebeu milhares de filmes e se consolidou pelo compromisso com a diversidade cultural. Além disso, tem como princípios a valorização regional e a democratização do acesso ao audiovisual.

Além das exibições, o festival oferece uma ampla programação formativa que inclui cursos, aula, laboratório de roteiros, palestras, debates entre outros. Uma oportunidade de promover o encontro entre gerações e fortalecer redes de colaboração.