O grande físico e teórico Stephen Hawking é homenageado pela Google. A gigante inseriu em seu site um Doodle referente ao aniversário de 80 anos de Stephen. O Físico faleceu em 2018 aos 76 anos em decorrência dos agravamentos de uma doença degenerativa, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Stephen William Hawking nasceu em 1942 no Reino Unido, e se tornou um dos físicos mais importantes da história da ciência moderna. Suas teorias são tão interessantes, que eventualmente aparecem em vários filmes e séries do universo Nerd. Apesar disso, é importante sempre lembrar da figura humana que existia por trás do cientista. No filme ‘A teoria de tudo’, filme que rendeu o Oscar de melhor ator para Eddie Redmayne em 2015, por interpretar o físico, a história de vida de Stephen é revelada.
O amor aos filmes, a esposa, as dificuldades impostas pela doença que aos poucos foi tomando conta do corpo dele. O que mais impressiona é que, acima de tudo, ele foi um ser humano incrível.
Uma breve história do tempo
Um dos livros mais populares do físico é “Uma Breve história do tempo”, em que ele fala de ciência de uma maneira muito particular e pessoal. Foi uma maneira que Hawking escolheu de escrever de forma que todos, até mesmo os que não tem tanta facilidade, entender um pouco mais da ciência que ele tanto amava.
Como podemos notar no título, ele escolhe contar a história do tempo, e de como o conhecimento humano evoluiu a medida que ia entendendo a evolução do universo. Entretanto, no livro é possível ver muitas teorias, fórmulas, e princípios da ciência. Mas o que mais chama a atenção é sua forma de falar sobre fé, religião e Deus.
Crédito da foto de capa © Jaime Travezan