2,5 bilhões de usuários do e-mail da Google, Gmail, receberam alerta para troca de senha e reforço na segurança das contas.

A plataforma de nuvem Salesforce passou por um ataque cibernético, que comprometeu um dos bancos de dados da Google. O grupo de inteligência da empresa, Threat Analysis Group (TAG), informou que os primeiros problemas aconteceram a partir de junho de 2025. E hackers vinculados ao ShinyHunters iniciaram tentativas para capturar senhas e códigos de autenticação em dois fatores.

ShinyHunters está na ativa desde 2020, e participou de diversas operações de invasões em empresas como Microsoft, Santander, Ticketmaster, Wattpad e entre outras. E participa de roubos e venda de dados, extorsão e leilão de bancos de dados, e representa uma ameaça global.

Nesse sentido, nomes e contatos corporativos passaram a ser explorados pelos criminosos, principalmente com fraudes por telefone. Mesmo que tenham atingido informações “básicas”, a Google solicita que todos os usuários sejam vigilantes e monitorem suas contas de perto.

Até o momento, os sistemas da Google não foram comprometidos, mas que os ataques estão visando empresas globais e usuários individuais. E podem resultar em acessos não autorizados e riscos de extorsão, bem como, ameaças de vazamento de dados.

Orientações da Google

Dessa forma, a empresa divulgou diversos pedidos para os usuários, e formas de se protegerem diante desses ataques. Segue as solicitações para proteger a conta, mesmo que não tenha indícios de ataques.

  • Ativar a autenticação de dois fatores (2FA) – reduz o risco de acesso
  • Imediata atualização da senha
  • Desconfiança de e-mails ou ligações que se passem por representantes do Google
  • Verificação de atividades da conta nas configurações de segurança

Mesmo que muitos utilizem senhas perfeitas para proteção, somente alguns usuários da Google realizam a troca com frequência. Assim, isso pode aumentar a exposição a ataques, visto que os dados são reaproveitados em diferentes plataformas.

As medidas são de extrema importância para conter os avanços de grupos de hackers.