A 66ª cerimônia anual do GRAMMY Awards está chegando! Nesta sexta-feira (5), a Academia anunciou a lista de artistas que serão homenageados com os Prêmios de Mérito Especial na edição de 2024 da maior e mais importante premiação de música do mundo.

“A Academia tem a honra de prestar homenagem aos ganhadores dos Prêmios de Mérito Especial deste ano – um grupo notável de criadores e profissionais da indústria cujo impacto ressoa em gerações por todo o mundo”, disse o CEO da Academia de Gravação, Harvey Mason Jr.

Além disso, o produtor musical e compositor, que já escreveu para estrelas como Aretha Franklin, Michael Jackson, Elton John e Whitney Houston, também completou dizendo que as contribuições dos artistas homenageados em 2024 “abrangem gêneros, origens e ofícios diferentes, refletindo a rica biodiversidade que alimenta nossa comunidade criativa”.

homenageados prêmios grammy
Foto: Reprodução/GRAMMY

A cerimônia de entrega dos prêmios honorários deve ocorrer na semana do evento principal, que está marcado para a noite do dia 3 de fevereiro, no Wilshire Ebell Theatre, em Los Angeles. Confira os nomes:

Homenageados do Lifetime Achievement Award (“Prêmio pelo Conjunto da Obra”)

Prêmio de Mérito Especial concedido por voto dos Curadores Nacionais da Academia. É entregue a artistas que, durante suas vidas, fizeram contribuições criativas e de notável significado artístico para o campo da gravação.

  • Donna Summer: cantora que alcançou o estrelato internacional com sua fusão inovadora de R&B, soul, pop, funk, rock, disco e música eletrônica de vanguarda. Levou a dance music underground para fora dos clubes da Europa e a apresentou ao mundo;
  • Gladys Knight: sete vezes vencedora do GRAMMY. Alcançou o primeiro lugar no pop, gospel, R&B e adulto contemporâneo, triunfando no cinema, na televisão e em apresentações ao vivo;
  • Laurie Anderson: escritora, diretora, compositora, artista visual, musicista e vocalista que criou obras inovadoras que abrangem os mundos da arte, teatro, música experimental e tecnologia;
  • N.W.A: grupo de rap do distrito de Compton, em Los Angeles, que é considerado por muitos como o inventor do gangsta rap;
  • Tammy Wynette: atingiu a cena musical pela primeira vez em 1966 com “Apartment #9”. Ao lado de Billy Sherrill, escreveu canções que refletiam os anseios e as coisas que sentia serem importantes em sua vida;
  • The Clark Sisters: grupo gospel americano. Inicialmente composto por cinco irmãs (Jacky, Denise, Elbernita, Dorinda e Karen), vem conquistando o mundo desde o início dos anos 1980.

Homenageados do Trustees Award (“Prêmio Curadores”)

Prêmio de Mérito Especial concedido por voto dos Curadores Nacionais da Academia. É entregue a indivíduos que, durante suas carreiras na música, fizeram contribuições significativas, além de performances, para o campo da gravação.

  • DJ Kool Herc: indicado ao Hall da Fama do Rock & Roll, é consistentemente creditado como o fundador do hip-hop. Seu domínio nos toca-discos é conhecido mundialmente, assim como suas contribuições positivas para a evolução da cultura hip-hop;
  • Peter Asher: começou em 1964 como metade de Peter & Gordon, cujo “A World Without Love” liderou as paradas mundiais. Mais nove sucessos no Top 20 se seguiram antes de Asher se tornar chefe de A&R da Apple Records dos Beatles, em 1968. Ele descobriu, produziu e gerenciou James Taylor, além de outros artistas famosos como Cher, Diana Ross e Ed Sheeran;
  • Joel Katz: desempenhou um papel profundo na formação da indústria do entretenimento. Isso se deu por meio de seu trabalho na facilitação de aquisições e fusões corporativas relacionadas à área. Também atuou na consultoria de empresas de entretenimento multinacionais e multimídia.

Homenageados do Technical GRAMMY Award (“Prêmio Técnico do GRAMMY”)

Prêmio de Mérito Especial concedido por voto do Conselho Consultivo da Ala de Produtores e Engenheiros e dos Comitês do Capítulo, sendo ratificado pelos Curadores Nacionais da Academia. É entregue a indivíduos, empresas, organizações e/ou instituições que fizeram contribuições de notável importância técnica para o campo da gravação.

  • Tom Kobayashi e Tom Scott: lançaram a Entertainment Digital Network, ou “EDnet”. A empresa empregava redes de fibra óptica para enviar vídeo e áudio de alta qualidade a grandes distâncias. Sua tecnologia revolucionária permitiu à indústria unir talentos, executivos e instalações de produção com grandes poupanças de custos.

Homenageados do Best Song For Social Change (“Prêmio de Melhor Canção para Mudança Social”)

Prêmio de Mérito Especial que homenageia compositores de músicas orientadas por mensagens que abordam as questões sociais do nosso tempo e inspiram um impacto global positivo. Os finalistas e destinatários são selecionados anualmente por um Comitê Blue-Ribbon composto por uma comunidade de pares dedicados à expressão artística, à arte da composição e ao poder das canções para efetuar mudanças sociais.

  • K’naan: em junho de 2023, o cantor e compositor somaliano lançou o single “Refugee”, coescrito pelo compositor vencedor do GRAMMY Steve McEwan e pelo produtor indicado ao GRAMMY Gerald Eaton. A canção destaca-se como um empreendimento musical distinto, entrelaçando habilmente narrativas pessoais e políticas e servindo como uma homenagem aos refugiados em todo o mundo.

E aí, curtiu? Você pode conferir a lista de artistas indicados às principais categorias da premiação clicando aqui.

E não se esqueça: continue acompanhando o GeekPop News para não perder nossa cobertura especial do GRAMMY 2024. Fique por dentro da Maior Noite da Música!

*Redator em experiência sob supervisão de Lara Aguiar.