Nesta quarta-feira (17), a Academia Latina de Gravação anunciou que a 25ª edição do Grammy Latino voltará ao continente americano. Em 2023, a cerimônia ocorreu em Sevilla, na Espanha e agora terá como sede a cidade de Miami, nos Estados Unidos, na arena Kaseya Center. O evento acontecerá no dia 24 de novembro deste ano.
Em nota, o CEO da Academia, Manuel Abud, falou mais sobre a premiação:
“Desde a nossa primeira entrega de prêmios em 2000, os Latin GRAMMYs têm proporcionado um destaque internacional inigualável para a música latina e contado com apresentações icônicas que se tornaram parte da história da música global e da cultura pop. Estamos entusiasmados por comemorar nosso 25º aniversário em Miami. Miami evoluiu para se tornar o epicentro do entretenimento latino e somos gratos pelo apoio e entusiasmo que recebemos da comunidade”
A primeira rodada de votações acontece dos dias 24 de julho a 5 de agosto, onde são escolhidos os indicados. O anúncio da lista está previsto para o dia 17 de setembro, e a partir da semana seguinte começa a votação para os ganhadores até o dia 10 de outubro. Assim, os vencedores levam o grammofone na cerimônia do dia 24 de novembro.
A transmissão do Grammy Latino é uma colaboração entre o canal mexicano Televisa e estadunidense Univisión, além de também ficar disponível ao vivo pela Galavisión e ViX. Ano passado, a exibição ocorreu no Globoplay com delay, no entanto, ainda não sabemos qual será o acordo de transmissão este ano no país.