Com vários fãs ao redor do mundo, a franquia Gran Turismo se destaca na Sony e é um dos carros chefe da Playstation. Desde o início, a franquia mostrou a que veio e teve uma estreia incrível, consolidando Gran Turismo como o título mais vendido do Playstation 1. Mas as conquistas da franquia não param por aí e influenciam até fora dos jogos.

A série impulsiona o desenvolvimento de tecnologias e hardware dos console Playstation e, surpreendentemente, no design de carros reais e ferramentas de fabricação nas montadoras também. Além de ter dado oportunidades para jogadores profissionais de competirem em pistas reais após um treinamento especializado.

Como tudo começou?

A franquia foi idealizada por Kazunori Yamauchi, que é um grande fã de corridas e tinha o desejo de criar um simulador automobilístico acurado. Foi aí que em meio a inúmeras ideias para o Playstation 1, Gran Turismo foi escolhido e o trabalho começou. O então presidente da Sony, Shuhei Yoshida, também participou como produtor.

Kazunori Yamauchi, produtor da série Gran Turismo e CEO da Polyphony Digital.

O desenvolvimento teve início em 1992, mas seu lançamento só ocorreu em 1997, após cinco anos de trabalho. O projeto foi longo pois além dos desafios técnicos em criar um simulador realista, a Polyphony tinha cerca de 15 pessoas trabalhando no primeiro jogo. Infelizmente, isso levou o time a trabalhar sob crunch, com várias horas extras não remuneradas e corrida contra o tempo para terminar o projeto. Yamauchi diz em uma entrevista que morava no trabalho e costumava ir para casa apenas 4 vezes durante o ano.

Gran Turismo 1, para Playstation 1.

Apesar das condições adversas, o jogo foi um sucesso no lançamento. Mesmo otimistas, a previsão era que Gran Turismo fosse um jogo de nicho, porém aconteceu o contrário e além de sucesso na crítica também vendeu muito bem e é até hoje o jogo mais vendido do Playstation 1.

A empresa, que antes era apenas um grupo de desenvolvimento dentro da Sony, se elevou a estúdio em 1998 e Yamauchi ganhou o cargo de CEO. Com isso, o trabalho nas sequências e consolidação da marca começaram a todo vapor.

Sequências e sucesso da marca Gran Turismo

Como esperado de um jogo com uma estreia tão bem sucedida, Gran Turismo contou com uma sequência que deu início à franquia posteriormente. A série hoje conta com mais de 10 jogos da série principal e spin-offs, sendo Gran Turismo 7 o lançamento mais recente para PS5, com suporte ao headset de realidade virtual Playstation VR 2.

Os jogos são muito usados como exemplos do poderio dos consoles Playstation e não é a toa. O Gran Turismo 5 chegou a usar 80% do processamento total do Playstation 3 na época. Dada a complexidade do sistema, esse é de fato um feito e tanto. Além de que os gráficos não passam batido e certamente impressionam tanto os fãs de automobilismo quanto de videogame.

O carinho pelo esporte presente na série foi reconhecido e rendeu homenagens e parcerias de várias maneiras. Só para exemplificar, a marca de periféricos Logitech trabalha junto com a desenvolvedora para fabricar cockpits cada vez mais precisos. Ao redor do mundo, ruas foram renomeadas em homenagem ou agradecimento ao jogo, como no caso de Bathrust, na Austrália, cidade que foi retratada no Gran Turismo 6 na pista Mount Panorama Circuit, e na cidade de Ronda, na Espanha, em uma rua chamada Paseo de Kazunori Yamauchi. Já houve até um café com a temática de Gran Turismo na pista Twin Ring Montegi, em Tóquio.

café de Gran Turismo no Japão

Das telas para o mundo real

Não só de corridas vivem os jogos. Além de poder sentir o carro através dos controles na pista, Gran Turismo também permite, por exemplo, que você customize o carro e veja detalhadamente cada peça do veículo. Essa fidelidade aos detalhes chamou a atenção de montadoras como a Nissan, a qual chamou a Polyphony Digital para fazer o design do display multifuncional do Nissan GT-R.

display projetado pelos desenvolvedores de Gran Turismo

Inegavelmente, a habilidade nos jogos também rendeu oportunidades. Em 2008 a Nissan, Polyphony e Sony fizeram uma parceria para realizar a primeira edição da GT Academy, que durou até 2013. Nessa competição, os melhores jogadores de Gran Turismo da Europa participavam de um treinamento e os ganhadores correriam em uma prova de resistência de 24h em Dubai. Um dos destaques da competição é Jann Mardenborough, vencedor da 3ª edição do programa. Ele se destacou não apenas por ser o mais jovem a ganhar a competição, mas também por seguir carreira no automobilismo e coleciona alguns pódios em sua carreira. Em suma, a história de Jann faz parte do filme Gran Turismo: De Jogador a Corredor.

franquia gran turismo
Jann Mardenborough, vencedor da terceira edição da GT Academy.