O livro “Grande Sertão: Veredas”, clássico da literatura de Guimarães Rosa, ganhará uma adaptação para o cinema com o título “O Grande Sertão”. O longa conta com a direção de Guel Arraes e tem estreia nacional marcada para o dia 30 de maio.
Os personagens principais ganharão vida com Caio Blat e Luisa Arraes, que interpretam Riobaldo e Diadorim, respectivamente. A história, com tom épico de narração, segue o rumo de Riobaldo, um professor que entrou no bando por amor a Diadorim. Além disso, o elenco conta com outros nomes famosos, como Rodrigo Lombardi na pele de Joca Ramiro, Luiz Miranda como Zé Bebelo, Eduardo Sterblitch no papel Hermógenes, Mariana Nunes como Otacília e Luellen de Castro fazendo o papel de Nhorinhá.
O filme foi exibido na 27ª edição do festival Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023. O longa-metragem recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes, na categoria critic’s picks.
Então, confira o pôster:
Sinopse de “Grande Sertão”
Em uma grande sociedade de periferia brasileira chamada ”Grande Sertão”, ocorrem confrontos entre bandidos e policias. Com aspectos de guerra trazendo à tona questões como lealdade, vida e morte, amor e coragem, Deus e o diabo. Riobaldo entra para a vida do crime por amor a Diadorim, mas nunca com a coragem de revelar a sua paixão. A identidade de Diadorim é um mistério constante para Riobaldo, que precisa escolher entre dilemas éticos e morais, enquanto tenta buscar seu lugar mundo. Nesse caminho ocorre guerras no “Grande Sertão”.
Guel, que já dirigiu “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”, também assina o roteiro ao lado de Jorge Furtado. Distribuído pela Paris Filmes, a produção do filme fica com Manoel Rangel.
Por fim, a estreia acontece no dia 30 de maio nos cinemas nacionais.
Redator em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.