Saiu nessa semana o segundo trailer de Tranfromers: O inicio, e na versão dublada muitas pessoas sentiram falta da voz de Guilherme Briggs no papel principal. Então para que não existam mais dúvidas, iremos explicar o motivo dessa troca no personagem Optimus Prime.
Não é o Optimus Prime
A primeira coisa para entendermos está no fato do protagonista não ser “ainda” o Optimus Prime, e sim Orion Pax. Como o filme se trata da origem da mitologia transformers, passando-se totalmente em Cybertron, iremos ver a origem do personagens principais da franquia. Por isso, além de Optimus outros personagens ainda não tem seus “verdadeiros” nomes ainda, pois ainda não são verdadeiros Transformers.
Já nos trailers vemos que Optimus, Megatron, Bumblebee e Arcee embarcarão em uma história que dará origem as Transformações propriamente ditas e também o inicio da guerra entre eles que todos conhecemos. Durante esse processo que Megatron se tronará o vilão que conhecemos líder dos Decepticons e Optimus o honrado líder dos Autobots.
Troca de Dublador
Nesse filme, o ator Cross Hemswoth, conhecido por interpretar o Thor da Marvel dará voz a Orion Pax. O dublador original do Optimus Prime é Peter Cullen, que o dubla desde dos anos 80. Tanto nas animações quanto nos famosos filmes Live-Actions da franquia. Já a voz brasileira feita por Gulherme Briggs começou a dublar o Optimus nas animações dos anos 2000 e segue até hoje na maioria dos filmes e desenhos.
Por se tratar de um “Optimus jovem” e não ter a voz de Peter Cullen, a dublagem brasileira escolheu o mesmo dublador do ator Chris Hemsworth, que é o Mauro Horta.
Essa não é a primeira vez que um personagem icônico dublado por Guilherme Briggs não recebe sua voz. A outra vez que isso ocorreu, foi no filme Buzz Lightyear, filme solo do patrulheiro estelar de Toy Story em uma “versão” real. Na época o dublador escalado para o filme foi Chris Evans, conhecido por interpretar o Capitão América (Outro vingador isso mesmo). Por esse motivo houve troca aqui no Brasil também, porém a voz escolhida foi do apresentador Marcelo Mion para dar voz o Buzz Lightyear. Da mesma forma que aconteceu agora com Optimus Prime. Entretanto se acha que isso causaria desconforto para o dublador, saiba que rolou até um vídeo com essa “passagem de bastão” para o flme.
Briggs publicou em seu Instagram um reels, falando sobre sua experiência em ser um dos primeiros do mundo a assistir o filme a convite da Paramount. Assim, aproveitando os comentários do filme ele citou a dublagem dos personagens em especial a de Mauro Horta. Confira:
Chegada aos cinemas:
Por fim, o filme chega as telonas do cinemas em 26 de Setembro. Prometendo uma novo respiro para franquia, apostando em um longa totalmente CGI e ambientando em Cybertron, o que já era pedido a diversos anos. Aguardado como uma grande animação para todos os públicos, ele também será aguardado por mostrar a origem da rivalidade entre Optimus e Megatron, conhecida somente mais profundamente nos quadrinhos de Transformers da IDW.
Confira o trailer dublado: