Jack O’ Lantern um dos símbolos do Halloween do mundo todo

Abóboras esculpidas, uma das marcas registradas do Halloween, mas muitas pessoas não sabem a sua origem. As abóboras com carinhas e uma vela dentro, não são simples itens de decoração, também conhecidas como Jack o’ lantern, em tradução livre, a lanterna do Jack, tem uma origem nas raízes irlandesas, antes do Halloween ser essa febre mundial. 

A lenda por trás de Jack O’ lantern

Segundo a lenda irlandesa, Jack era um homem mesquinho, trapaceiro e manipulador, por isso era conhecido em toda Irlanda, por sua natureza pecaminosa. O homem ganhou um apelido, todos o conheciam como Sting Jack, algo como Jack, o avarento. Durante suas andanças pelos bares, Stingy Jack, encontrou o diabo, e o mesmo disse que estava ali, para levar sua alma.

Porém, de alguma forma, o trapaceiro solicitou ao diabo, que ele pudesse beber uma última bebida, e propôs ao guardião do inferno, que ele pagasse sua bebida. Assim, o diabo virou uma moeda, e o esperto Jack, a guardou em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o demônio de sair dali.

A proposta de Jack

Então, Jack fez uma proposta para a entidade, dizendo que o soltaria, caso, ele prometesse retornar para buscar sua alma, apenas após dez anos. Dez anos depois, o Diabo retornou, mas Jack ainda não queria ir, dessa vez, ele pediu ao seu ceifador, que lhe buscasse uma maça do alto da árvore.

Quando o Diabo subiu, Jack esculpiu uma cruz no tronco da árvore, prendendo ele novamente. E para ser liberto, o Diabo prometeu nunca mais retornar pela alma de Jack enquanto ele vivesse. Entretanto, a morte, enfim, chegou para Stingy Jack, e ao chegar nos portões do céu, ele foi rejeitado por seus pecados durante a vida. Logo após, Jack, decidiu buscar abrigo no inferno, mas após ser engano por diversas vezes, o Diabo, furioso, também o rejeitou.

Dessa forma, Stingy Jack foi condenado a vagar pela eternidade na escuridão entre o céu e o inferno, mas para guiá-lo, o Diabo lançou uma única brasa ardente do inferno. Assim, Jack colocou a brasa dentro de um nabo oco esculpido – um legume comum na Irlanda na época – utilizando como uma lanterna.

Stingy Jack e o Diabo lenda
Stingy Jack e o diabo / Imagem criada via Canva IA

Como nabo virou abóbora?

A figura de Jack vagando com sua lanterna de nabo se tornou conhecida como “Jack of the Lantern”, que se contraiu para Jack O’Lantern. Ainda de acordo a lenda, Jack enganou o Diabo em uma noite de Halloween, o que é a primeira conexão com a festa, no entanto, na Europa, a festa que deu origem ao Hallowen, era conhecido como feriado celta de Samhain.

Na Irlanda e Escócia, as pessoas costumavam esculpir rostos assustadores em nabos e beterrabas, os colocando nas janelas ou perto das portas para afastar Stingy Jack e outros espíritos malignos na noite do Samhain. Por tanto, quando os imigrantes irlandeses levaram a tradição para os Estados Unidos no século XIX, eles descobriram a abóbora. E perceberam que vegetal nativa, era maior e mais fácil de esculpir. Rapidamente, a abóbora substituiu o nabo como o legume oficial para criar o Jack O’Lantern, tornando-se o símbolo universal do Halloween.

Jack O’ Lantern nos filmes

Agora que já conhecem mais sobre as abóboras esculpidas e o Stingy Jack, nada como apreciar um filme de terror com Jack O’ Lanterns aterrorizantes. Entre eles estão dois filmes independentes que misturam a estética da abóbora com a figura do Stingy Jack, um ser que volta dos mortos para se vingar.

Jack-O Lantern: O Demônio do Halloween (1995)

Halloween A Maldição está de Volta
Crédito: Reprodução

Dirigido por Steve Latshaw, o longa é um filme de terror B que gira em torno de uma lenda urbana sobre um assassino com cabeça de abóbora, ressuscitado por acidente na noite de Halloween. O longa também ficou conhecido como Halloween: A Maldição Está de Volta.

Na trama, um grupo de adolescentes vandaliza um túmulo antigo e, sem querer, liberta uma entidade maligna. Conhecida como Jack-O, um espírito vingativo com uma lâmina afiada e uma cabeça de abóbora iluminada. A criatura retorna para aterrorizar uma pequena cidade americana, buscando vingança contra os descendentes de uma família que o condenou no passado.

Onde assistir: Indisponível

Jack O’ Lantern (2004)

Jack O' Lantern (2004)
Cena do filme Jack O’ Lantern. Crédito: Reprodução

Dirigido por Ron McLellen, o longa também é um filme independente que mistura elementos sobrenaturais e slasher, centrado em um espírito vingativo que assume a forma de uma abóbora assassina.

Na trama, acompanhamos Jack, um jovem que sofre um grave acidente de carro e, após um ano internado em uma instituição, retorna à sociedade. No entanto, algo mudou: Jack agora está possuído por uma entidade maligna que se manifesta como um monstro com cabeça de abóbora. Conhecido como o temido Jack O’ Lantern. A criatura começa a eliminar brutalmente aqueles que zombaram ou prejudicaram Jack no passado.

Onde assistir: Indisponível

Outros filmes com abóboras

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O Estranho Mundo de Jack (1993)
O Estranho Mundo de Jack. Crédito: Reprodução

A animação em stop-motion que mistura os mundos do Halloween e do Natal, criada por Tim Burton e dirigida por Henry Selick, não é um filme de terror, mas tem o espirito de Halloween.

Jack Skellington, o carismático Rei da Cidade do Halloween, também conhecido como Rei das abóboras, está entediado com a rotina de assustar todos os anos. Durante uma caminhada pela floresta, ele descobre a mágica Cidade do Natal e fica fascinado com seu espírito alegre e colorido. Decidido a assumir o controle do Natal, Jack sequestra o Papai Noel e tenta recriar a festividade à sua maneira — com resultados desastrosos e assustadores.

Onde assistir: Disponível na Disney+

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)
O Espantalho com cabeça de abóbora em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça / Divulgação IMDb

Ainda falando sobre trabalhos de Tim Burton, o longa é um clássico, com Johnny Depp, Christina Ricci e Christopher Walken. Um filme de terror gótico que mistura mistério, fantasia e horror com uma estética sombria e estilizada. Entre essa estética, podemos encontrar abóboras, esculpidas, seja em espantalhos ou no próprio vilão.

No final do século XVIII, uma série de assassinatos brutais assombra o vilarejo de Sleepy Hollow. As vítimas são encontradas decapitadas, e os moradores acreditam que o responsável é um espectro conhecido como O Cavaleiro Sem Cabeça. Para investigar os crimes, o excêntrico detetive nova-iorquino Ichabod Crane (interpretado por Johnny Depp) é enviado à cidade. Cético quanto ao sobrenatural, Crane tenta aplicar métodos científicos para resolver o caso, mas logo se vê envolvido em uma trama que desafia a lógica e o racional

Onde assistir: Disponível no Prime Vídeo

Halloween (1978)

Halloween (1978)
Cena de Halloween com Jack O’ Lantern. Crédito: Reprodução

O clássico slasher, dirigido por John Carpenter, além de levar o nome do evento mais conhecido no mundo, apresentou o assassino mais brutal, e difícil de matar, assim como, o conceito de final girl. Assim como, o fato dele acontecer numa noite de Halloween, a abóbora é referência desde a cena de abertura, entre outros momentos.

Na noite de Halloween de 1963, o jovem Michael Myers assassina brutalmente sua irmã mais velha. Após 15 anos internado em uma instituição psiquiátrica, ele escapa e retorna à sua cidade natal, Haddonfield, em 1978. Lá, começa a perseguir a adolescente Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), enquanto o psiquiatra Dr. Loomis tenta detê-lo antes que mais mortes aconteçam.

Onde assistir: Disponível no Prime Vídeo

Existem inúmeros filmes de terror, e outros infantis de Halloween com abóboras esculpidas, algumas graciosas e outras horripilantes, para todo tipo de fã de Halloween. Você chegou até aqui, nos conte se já conhecia a história por trás das abóboras e conte qual seu filme de Halloween favorito!

Imagem de Capa: Feita por Canva IA