A escritora sul-coreana Han Kang é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2024. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (10 de outubro), pela Academia Sueca. Tradicionalmente, o laureado recebe a notícia antes do anúncio oficial. Dessa forma, Han Kang recebeu a ligação para anunciar sua vitória no prêmio, após terminar de jantar com seu filho.

Segundo Anders Olsson que é presidente do comitê do Nobel, Han Kang tem grande empatia pelas vidas vulneráveis, na maioria femininas. Ela escreve uma prosa lírica, tanto intensa e brutal, quanto surrealista. Han Kang nasceu na cidade de Kwangju, na Coreia do Sul. Ela tem 53 anos e já ganhou outros prêmios, não apenas de seu país, mas também internacionais. É autora dos livros: “A Vegetariana” (2007), “Atos Humanos” (2014) e “O Livro Branco” (2016).

Han Kang já esteve no Brasil em 2021, para participar da Festa Literária Internacional de Paraty. Ela é a primeira sul-coreana a vencer o Nobel de Literatura, sendo a segunda de sua nacionalidade a ser laureada com o Nobel (o ex-presidente Kim Dae-jung ganhou o Nobel da Paz, em 2000).

A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, capital da Suécia. A escritora deverá receber a medalha e o diploma, assim como a quantia de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 5,9 milhões de reais).