A NTV News – ou Nippon TV- noticiou nesta segunda-feira (29) a morte da mangaká Hinako Ashihara. Hinako tinha completado 50 anos há pouco tempo e era autora de Sexy Tanaka-san, mas no Brasil ficou conhecida principalmente pela sua obra Sunadokei. Aparentemente, a causa da morte foi suicídio.

Hinako Ashihara escreveu um post no dia 26 (sexta-feira) referente ao live action de Sexy Tanaka-san onde lamentava a fidelidade da adaptação, pois cenas cruciais foram deixadas de lado. Entretanto, logo após a publicação Ashihara deletou a mensagem e se desculpou acrescentando que não queria atacar ninguém.

Live action de Sexy Tanka-san
Imagem: Divulgação

A mangaká desapareceu desde ontem (28) na província de Tochigi e somente hoje a encontraram. A polícia ainda está averiguando a causa da morte, entretanto, acredita-se em suicídio, pois acharam um bilhete no local. Ademais, veículos de notícias japoneses estão divulgando o telefone de serviços de aconselhamento (no Brasil, temos o CVV).

Hinako Ashihara e obras

Em homenagem à autora selecionamos algumas obras e suas sinopses:

  • Bread & Butter:

O mangá conta a história de Yuzuki Fukada, uma professora de 34 anos que se vê obrigada a desistir da profissão devido a um certo incidente. Algum tempo depois, decide visitar uma agência para encontros, com o objetivo de conhecer alguém para casar, mas nenhum dos parceiros deu certo. Certo dia, conhece Yōichi Hara, um padeiro de 39 anos. No segundo encontro, Yuzuki está começando a se sentir desesperada e decide do nada pedí-lo em casamento… e ele aceita!

  • Sunadokei (muito famoso no Brasil):

As areias do tempo podem curar todas as feridas? Ann, de doze anos, e sua mãe divorciada se mudam da grande cidade de Tóquio para a cidade rural de sua mãe. Com o passar dos anos, Ann aprende a confiar e depender de seus novos amigos – Daigo e os irmãos aristocráticos Fuji e Shika.

Mas quando Ann volta para Tóquio para ficar com seu pai, ela será capaz de manter um relacionamento à distância com Daigo? A doce Ann, de 16 anos, volta de Tóquio para a zona rural de Shimane no verão, ansiosa para se reconectar com seu namorado Daigo. Mas será que o fascínio de seus amigos íntimos – irmão e irmã ricos Fuji e Shika – romperá os laços românticos que unem Ann e Daigo desde os 12 anos?

  • Sexy Tanaka-san:

A história acompanha duas mulheres: Kyōko, uma funcionária do departamento de contabilidade que tem cerca de 40 anos que mantém outra vida como a dançarina Sali, e Akari, uma simpática trabalhadora temporária de 23 anos e colega de Kyōko que está à procura de casamento. Akari está convencida de que a sua juventude e fofura são os seus únicos méritos, então ela está à procura de um parceiro, percebendo o seu tempo como a “esgotar-se” enquanto se sente vazia e solitária. Um certo incidente leva-a a descobrir a vida dupla de Kyōko como dançarina, e ela lentamente começa a admirar Kyōko.

Além das obras citadas acima, Hinako também é autora de Bitter – Nakechau Koi Monogatari, Bitter II – Anata Dake ni Aisaretai, MiSS, Yubikiri, Homemade Home, Girls Lesson, Derby Queen, Tennen Bitter Chocolate, entre outros.

Ressaltamos que caso esteja passando por momentos difíceis entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida). O telefone é 188, sendo o atendimento 24 horas. Contudo, caso prefira há o atendimento por chat: aos domingos das 17h à 01h, de segunda a quinta das 09h à 01h, sextas das 15h às 23h e sábados das 16h à 01h.