Horses, novo jogo de terror da Santa Ragione, já havia sido removido pela Steam, e decisão gerou protestos da desenvolvedora

Depois da polêmica envolvendo seu banimento da Steam, o jogo de terror narrativo Horses se envolveu em um novo engodo, dessa vez com a Epic Games Store, que decidiu excluí-lo de sua loja. A decisão aconteceu apenas 24 horas antes de seu lançamento oficial, que estava para acontecer no dia 2 de dezembro.

De acordo com a desenvolvedora italiana Santa Ragione, responsável pelo jogo, a justificativa da Epic Games teria sido violação das regras da plataforma envolvendo “conteúdos inapropriados” e “de ódio ou abusivos.” O estúdio revelou surpresa com a decisão, e fez uma postagem no Bluesky anunciando o ocorrido.

Yesterday, the Epic Games Store decided at the last minute not to distribute the game, after having previously approved a release build. HORSES is otherwise now available on GOG, Itch, and Humble for $4.99. www.horses.wtf

Santa Ragione (@santaragione.com) 2025-12-02T17:10:53.821Z

Ontem, a Epic Games Store decidiu no último minuto não distribuir o jogo, após ter previamente aprovado uma versão de lançamento. HORSES está, no entanto, disponível agora na GOG, Itch e na Humble por US$ 4,99.

Polêmicas envolvendo o jogo

Antes mesmo de seu lançamento, Horses ganhou repercussão nas redes após ser banido da Steam. A Valve declarou, na época, que não distribuiria o jogo por conta de cenas retratando conduta sexual com menores e abuso animal. Essa caracterização, segundo a Santa Ragione, teria a ver com uma cena em específico que, além de não ter conotação sexual, já havia sido modificada.

A proibição refletiu na comunidade gamer e gerou uma grande controvérsia. Enquanto isso, a GOG aceitou distribuir o jogo, em um claro posicionamento a favor da Santa Ragione. Em suas redes oficiais, a distribuidora reforçou seu compromisso com a liberdade criativa e disse estar “orgulhosa de dar um lar a Horses”.

Mais sobre o jogo

O jogo consiste em um terror narrativo em primeira pessoa, onde o jogador assume o papel de um fazendeiro que precisa cuidar de cavalos em uma fazenda isolada. Só que os “cavalos” são pessoas nuas usando máscaras de animais.

De acordo com o estúdio, não há conteúdo explícito na obra, e toda a nudez do jogo é pixelizada. Além disso, seu conteúdo não busca promover violência ou abusos, mas sim explorar interpretações simbólicas e críticas sobre esses temas dentro de uma narrativa adulta.

Confira o trailer:

Crédito: Santa Ragione.

O cancelamento de Horses vem acontecendo antes mesmo de seu lançamento, mas antes disso ele vinha recebendo críticas positivas em eventos e portais internacionais, como IndieCade, IGN e Eurogamer. Apesar da polêmica, é possível acessá-lo na GOG  na itch.io, sem restrições adicionais além da censura de idade.

Crédito da imagem de capa: Divulgação / Santa Ragione.