“Iemanjá em Mares Verdes” é o lançamento de Ilaina Damasceno. Geógrafa, pesquisadora e professora, Ilaina desenvolveu o livro durante o seu doutorado na Universidade Federal de Fortaleza (UFF). A obra tem como tema a Festa de Iemanjá em Fortaleza.
Tombada como patrimônio imaterial em 2018, a festa existe há mais de meio século. Através da obra, a autora conduz uma profunda pesquisa acerca das religiões de matriz africana e como elas usam o espaço público para resistir e afirmar sua cultura. Assim, ela afirma que “a presença do corpo afro-brasileiro em rituais públicos é uma experiência estético-política que reinventa narrativas e territórios”.
Leia também: Sueli Carneiro é a vencedora do Troféu Juca Pato
A pesquisa, realizada entre 2011 e 2019, mostra como a festa vai além da religião, então se transformando em um ato de luta por direitos e visibilidade. Ilaina afirma que aqueles presentes na festa fazem “política com o corpo”. Além disso, a autora também fala sobre a relação entre a ancestralidade afro-brasileira e a cultura nordestina. Assim, Ilaina descreve como a devoção a Iemanjá, considerada a mãe de todos os orixás, reforça as identidades negras e indígenas no Ceará.
Sobre a autora
Doutora em geografia pela UFF e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ela faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Entre suas obras estão coletâneas sobre juventude e urbanismo, trazendo um foco às políticas periféricas e dinâmicas culturais.
Nascida no sertão cearense, a autora então cresceu em meio a práticas católicas e referências a Jurema Sagrada, tradição religiosa afro-indígena. No entanto, foi após se mudar para o Rio de Janeiro que ela se encontrou na umbanda e no candomblé. Ela conta que “o processo me transformou pessoal e academicamente, levando-me a me tornar cambone em um terreiro”.
Ilaina está no processo do segundo livro. Nessa nova obra, a autora apresentará entrevistas de pais e mães de santo organizadores da Festa de Iemanjá. O lançamento está previsto para novembro de 2025.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Crédito: Divulgação