Surpreendendo a todos, o Tiktok se tornou um dos maiores incentivadores da literatura. O aplicativo que decolou durante a pandemia em 2020 não deixou de estar em alta, seus vídeos curtos com humor e conteúdo conquistaram a todos. Entretanto, é o nicho “Booktok” que realmente atraiu a atenção do público.
Várias pessoas começaram a usar a plataforma para falar sobre suas experiências literárias e sobre seus livros favoritos. Com isso, milhares de pessoas começaram a se interessar pelos livros e aumentaram ainda mais a audiência do aplicativo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Publishers Association (PA), 59% dos jovens entrevistados afirmam que só descobriram a paixão pela literatura com as histórias indicadas na plataforma Booktok do TikTok.
Antes do Tiktok, muitos criadores de conteúdo já utilizavam outras redes sociais para falar sobre literatura. Mas foi após o Tiktok que o público realmente apareceu. A plataforma permite que os leitores possam expressar seus sentimentos sobre os livros de diversas formas, então talvez isso tenha atraído o público para o aplicativo. Uma vez que há vlogs, resenhas, indicações, frases e muito mais.
Apesar desse grande sucesso incentivar a leitura entre os jovens, muitas pessoas julgam os ‘leitores do booktok’. Contudo, não é de hoje que há um preconceito com os livros da atualidade, muitos desmerecem as obras pois afirmam que apenas os clássicos são considerados literatura.
Assim, o crescimento do Booktok também ajuda a mudar essa visão conservadora sobre a literatura. Foi após o lançamento desses livros que os jovens voltaram a se interessar pela leitura, então isso é sim um grande avanço.
A literatura possui diversos gêneros, cada um pode escolher o seu favorito, e isso não invalida os outros.