Chega para os dorameiros do Brasil, nesta terça-feira (20) a iQiyi, maior plataforma de streaming de vídeo da Ásia, disponibiliza ao público brasileiro o seu catálogo VIP de séries (‘doramas’), filmes e shows com legendas em português.

 Com a plataforma, o usuário terá acesso ao conteúdo de mais de 8 mil ‘doramas’ (séries dramáticas) chineses, coreanos, tailandeses, filipinos e de outros países asiáticos, além de shows de variedade, animes e mais de 3.500 filmes.

Assim com o iQIYI, o usuário poderá acessar o catálogo gratuito ou o premium, no qual será disponível os lançamentos. No primeiro mês de assinatura, o usuário terá acesso ao catálogo que inclui algumas das séries asiáticas mais vistas do momento. Como os ‘doramas’, Love’s Rebellion (fantasia e artes marciais), A Beautiful Lie (romance), Strange Tales of Tang Dynasty II – To the West (suspense), Fangs of Fortune (suspense) e The White Olive Tree (romance).

A chegada ao Brasil faz parte da estratégia global da iQiyi de expandir a oferta de entretenimento asiático a novos mercados, disse Leo Geng, vice-presidente sênior do iQiyi. “Conteúdos originais chineses do iQiyi foram bem recebidos nos mercados de língua espanhola no ano passado. Com a expansão para o Brasil este ano, ampliaremos o alcance de nossos conteúdos premium para um público que já é grande fora da Ásia.”

Imagem: Série Love's Rebellion, A Beautiful Lie e The White Olive Tree capas.
iQIYI streaming da Ásia chega no Brasil com 8 mil doramas

Cultura e tradição

Os ‘doramas’ asiáticos possuem vários gêneros. Nas produções chinesas, que têm como pano de fundo a tradição cultural da China. Dessa forma, desenvolvem os gêneros Wuxia (heróis marciais) e Xianxia (heróis imortais) que unem fantasia e artes marciais. Mas também há séries que abordam temas contemporâneos em romances, comédias, dramas e fantasia. E já despertam interesse crescente no público brasileiro.

De acordo com o relatório Consumo de Streaming na América Latina 2024, da agência de marketing digital Sherlock Communications, o interesse do público brasileiro por séries e culturas estrangeiras se mostra cada vez mais consolidado. No Brasil, o tempo médio de consumo diário de streaming é 3,3 horas, pouco abaixo das 3,4 horas do México. Quase dois terços dos usuários de streaming do Brasil (63%) consome séries e filmes, tendo como principais objetivos entretenimento e descontração (76%) e conhecer novas culturas (31%).

Além do Brasil, a iQiyi anunciou sua estratégia de expansão na América do Sul com operações de streaming no México, Peru, Chile, Argentina e Colômbia. Os países poderão acessar o conteúdo da plataforma com legendas em espanhol.

Portanto, pela alta demanda de narrativas asiáticas no Brasil e América Latina, Geng reforça que a iQiyi precisa estar presente nos grandes mercados. “Queremos promover a cultura asiática e chinesa no Brasil e demonstrar nosso compromisso de atender às demandas de conteúdo cultural dos telespectadores globais”.

Por fim, para você dorameiro de plantão, para conhecer o streaming, basta acessar o site da iQIYI ou baixar pela Apple Store e Google Store. Ou até mesmo ativando a plataforma da marca nas smart TVs.