Autora discute a representação feminina na história do ocidente
A escritora e socióloga Isabelle Anchieta aborda como as disputas de poder moldaram a representação feminina na história. Na trilogia “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”, a autora fala sobre a subversão e o protagonismo feminino na história do Ocidente. A obra, que teve sua primeira publicação em 2019, chega agora à quarta edição.
A trilogia que é vencedora do Prêmio Abeu chega agora à quarta edição. Isabelle Anchieta combina a análise sociológica desse fenômeno com os sentimentos por meio da linguagem pictórica. Dessa forma, ela fala da representação feminina através desde a Idade Moderna até o final do século XIX e propõe diferentes perspectivas para análise das imagens.
Leia também: Artistas realizam leitura especial de “O corte que desafia a lâmina”

Isabelle Anchieta nasceu em Belo Horizonte (MG). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM) e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Recebeu prêmio como socióloga brasileira pela Associação Internacional de Sociologia (ISA), com apoio da UNESCO. Também venceu o Prêmio Rumos Itaú Cultural como professora de jornalismo cultural em 2008 e 2014.
Isabelle ficou em primeiro lugar no Prêmio Abreu 2020 pelo livro “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”, publicado em 2020 pela EDUSP. Além disso, foi professora na faculdade Newton Paiva e na PUC Minas, em Belo Horizonte, e na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Também é autora de Revolucionárias (2024).
Crédito: Reprodução | Instagram | Isabelle anchieta (@profa.isabelleanchieta)
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.