Isis Valverde protagonizará a adaptação teatral da obra que marcou a TV nos anos 1990 e que agora retorna, com estreia prevista para 2026

Quase três décadas após conquistar o público com a minissérie exibida na TV Globo, Hilda Furacão ganhará nova vida, desta vez, nos palcos.

A atriz Isis Valverde acaba de adquirir os direitos da obra de Roberto Drummond e será a responsável por protagonizar e produzir o espetáculo, previsto para estrear em 2026 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Outras cidades também devem receber a montagem.

Isis Valverde irá protagonizar peça de Hilda Furacão
Isis Valverde assume o papel de Hilda Furacão nos palcos | Foto: Prisicla Prade/Divulgação

Isis Valverde leva Hilda Furacão aos palcos em nova fase como atriz e produtora

O projeto marca uma nova fase na trajetória da atriz, que alia sua atuação à produção e gestão criativa do espetáculo.

“Hilda é uma personagem que sempre me fascinou. Trazer uma nova leitura dessa obra tão marcante da dramaturgia brasileira, agora para o teatro, era um grande desejo meu. Me envolver em projetos que vão além da atuação, adquirir os direitos, fazer parte da criação e produzir essa peça, é uma forma de expandir meu olhar artístico e, ao mesmo tempo, manter viva uma narrativa que atravessou gerações e continua atual. Estou muito feliz com essa nova fase, que já chegou repleta de ótimas surpresas”, afirmou Isis.

Hilda Furacão conta a história de Hilda Maia Valentim (1930–2014), uma jovem da elite de Belo Horizonte que, às vésperas de se casar com um membro influente da sociedade mineira, toma uma decisão radical: abandona a vida tradicional e passa a viver na zona boêmia da cidade, tornando-se prostituta no famoso bordel Maravilhoso Hotel.

Como era de se esperar, sua escolha causa escândalo na conservadora sociedade da década de 1950. Além disso, desafia diretamente os padrões morais e religiosos da época. Ao longo da narrativa, Hilda se transforma em símbolo de liberdade, desejo e rebeldia, especialmente ao se envolver com o frei Malthus, um jovem frade dividido entre sua fé e as emoções despertadas por ela.

Posteriormente, a obra foi adaptada para a televisão em 1998, na minissérie escrita por Glória Perez e dirigida por Wolf Maya. A produção se tornou um grande sucesso, com Ana Paula Arósio no papel principal e um elenco que incluía Rodrigo Santoro, Thiago Lacerda e Danton Mello.

Perguntar ao ChatGPT

Ana Paula Arósio como Hilda Furacão
Ana Paula Arósio deu vida a Hilda Furacão na televisão | Foto: Ana Paula Arósio/Reprodução

Resgate de Hilda Furacão com olhar atual

O retorno de Hilda Furacão chega em um momento em que o público demonstra forte interesse por revisitações de clássicos da dramaturgia nacional.

Assim como novelas e produções da televisão vêm sendo relidas no streaming e no teatro, a peça de Hilda Furacão segue essa tendência. A montagem promete atualizar os debates propostos pela obra original. Entre os temas estão o desejo, a opressão e a autonomia feminina, agora abordados com um olhar contemporâneo.

A produção ainda não tem data exata de estreia. No entanto, já está em fase de desenvolvimento. A expectativa é reunir uma equipe de peso para dar vida a essa nova encarnação de Hilda.

Isis contará a história sob sua perspectiva e também se reinventa ao assumir as rédeas de seu percurso criativo.

Imagem de capa: Prisicla Prade/Divulgação