Evento movimenta a cidade com presença de escritores ilustres

A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) começa no dia 29 de outubro e vai até 2 de novembro com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”. O evento acontece no Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade e na Av. Daniel Jardim de Grisólia, na cidade de Itabira, interior de Minas Gerais.

Com patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura de Itabira, todas as atividades da programação são gratuitas. Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado são os homenageados dessa edição. 

Estarão presentes nomes como Camila Fabbri, Cláudia Flor D’Maria, Itamar Vieira Junior, Leo Cunha, Lívia Sant’Anna Vaz, Miriam Leitão e Morgana S. Kretzmann. Além disso, Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches participam como curadores. O idealizador da Flitabira, Afonso Borges, reafirma o caráter plural, diverso e ético do festival. Desse modo, o evento é aberto para perspectivas culturais e sociais e, assim, promove encontros capazes de melhor compreender as encruzilhadas do nosso tempo.

O tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”

Em 2025, celebram-se os 80 anos do livro “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a obra é marco da lírica social do autor.

Nele, o poeta, que nasceu em Itabira, torna-se a voz do “povo” em meio às dores e às esperanças de um tempo dilacerado. Além disso, o festival reflete sobre as “encruzilhadas” contemporâneas. Ou seja, as crises ambientais, ameaças e desigualdades. Dessa forma, discute  como a literatura pode apontar caminhos diante das incertezas do mundo.

Outros destaques: Veríssimo, Flitabira da Gente e Prêmio de Redação

Em 2025, o Flitabira celebra também os 120 anos de nascimento de Érico Veríssimo. O escritor será o patrono da edição e será tema do Ciclo de Debates Virtuais “Érico Verissimo: 120 anos”, em parceria com o Sesc SP.

Além disso, desde sua estreia, o festival realiza o “Flitabira da Gente”, o evento recebe, na avenida ao lado do Teatro, os empreendedores locais. No local, haverá estandes de artesanato, variedade de produtos manufaturados por artesãos da cidade, assim como spots voltados para gastronomia, tranças e uma enorme diversidade cultural. 

O festival incentiva e movimenta o comércio local em Itabira, sendo um ponto de encontro para os empreendedores e o público. Do mesmo modo, como faz tradicionalmente, o festival realiza o Prêmio de Redação e Desenho. 

A proposta do concurso é inspirar reflexões sobre o papel que os livros desempenham na vida cotidiana. Além disso, discute o impacto de um escritor na sociedade, quais escolhas podem ser feitas para manter a literatura viva.

O prêmio é voltado para estudantes entre 4 e 18 anos de idade, matriculados em escolas públicas e particulares de Itabira. O concurso se divide em seis categorias: três para redação e três para desenho. As próprias escolas são responsáveis pelo envio dos textos.