Jessie Buckley desponta como favorita isolada a vencer na categoria de Melhor Atriz no Oscar®

Quem acompanha as premiações de Hollywood certamente já ouviu o nome de Jessie Buckley várias vezes neste ano. A atriz vêm empilhando estatuetas por sua interpretação como Agnes Shakespeare em “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet“, longa dirigido por Chloé Zhao que está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Não à toa, as conquistas nas premiações anteriores já colocam Buckley como a grande favorita na categoria de Melhor Atriz no Oscar®, prêmio que anunciou os indicados nesta quinta-feira (22). Apesar de já ter concorrido à estatueta anteriormente, a ascensão aos holofotes ocorreu apenas recentemente na carreira da irlandesa, que despontou como atriz de maneira inusitada.

Jessie Buckley ganhou destaque no Reino Unido em show de talentos

Natural de Killarney, na Irlanda, Jessie Buckley ganhou projeção nacionalmente aos 17 anos por meio de um show de talentos realizado pela emissora britânica BBC em 2008. O programa “I’do Do Anything” buscava selecionar atrizes para estrelar a versão musical da peça ‘Oliver Twist’, um dos clássicos da literatura do Reino Unido. Buckley, por sua vez, finalizou em segundo lugar.

Mesmo sem garantir um lugar na peça, a irlandesa entrou no radar da indústria e conquistou papéis em produções teatrais em Londres, incluindo em musicais. A estreia nas telas ocorreu em 2016 na série “War and Peace“, adaptação da BBC do livro homônimo de Liev Tolstói. Logo em seguida, conquistou seu primeiro papel como protagonista para estrelar ao lado de Tom Hardy em “Taboo“, outra produção da BBC.

jessie buckley em hamnet
Jessie Buckley como Agnes Shakespeare em “Hamnet” (Créditos: Divulgação/IMDB)

Ascensão na carreira lhe rendeu uma nomeação ao Oscar e prêmios no teatro

A ascensão em produções de destaque começou a partir de 2019, quando Buckley participou do hit da HBO “Chernobyl“. Um ano depois, estrelou no longa “Estou Pensando em Acabar com Tudo“, do cineasta Charlie Kaufman, e participou da série “Fargo“, sucesso da FX.

Logo em seguida, dividiu o protagonismo com Olivia Colman em “A Filha Perdida“, filme dirigido por Maggie Gyllenhaal. Inclusive, foi justamente a atuação no drama psicológico da Netflix que lhe rendeu sua primeira nomeação ao Oscar®, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Após despontar no cinema, Buckley retornou ao teatro para estrelar no musical “Cabaret” ao lado de Eddie Redmayne em Londres. O sucesso na produção lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Olivier Awards, premiação de maior prestígio no teatro britânico.

Sucesso em “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” consagrou atriz

Em 2023, Jessie Buckley garantiu o papel protagonista em “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, adaptação do livro homônimo de Maggie O’Farrell. O longa da cineasta Chloé Zhao aborda a vida familiar de William “Will” Shakespeare (Paul Mescal) e sua esposa, Agnes Shakespeare (Buckley), e os eventos que influenciaram a criação da peça Hamlet, um dos clássicos do dramaturgo britânico.

Pelo trabalho no drama, Buckley se consagrou vencedora no Critics Choice Awards e também no Globo de Ouro. A aclamação em outras premiações culminou em sua segunda indicação ao Oscar®, dessa vez para a categoria principal de atuação, Melhor Atriz. Além de sua protagonista, o longa arrecadou outras indicações, incluindo em Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção para Chloé Zhao.

Imagem de capa: Divulgação/Globo de Ouro

══════════════════════════════════════════════

📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.