Nessas últimas semanas, o mangaká de Jujutsu Kaisen, Gege Akutami, anunciou que a história encaminha para seu fim. Ao decorrer desta resenha, iremos falar um pouco sobre o que ocorreu nos capítulos 267 e 268, de Jujutsu Kaisen, além de teorizar um pouco sobre como será o final da obra.

Jujutsu Kaisen chegou ao clímax do arco “Shinjuku Showdown“, no qual coloca todos os personagens da obra em uma batalha mortal contra o Rei das Maldições, Ryoumen Sukuna. Apenas com o lançamento do capítulo 267 do mangá é que descobrimos que esse arco será o último da obra. E com o recente lançamento do capítulo 268, o mangá seguirá com as resoluções de algumas histórias dos personagens.

Sukuna Raid
Imagem: Jujutsu Kaisen

Vale mencionar que esse ano o anime adaptou o aclamado arco “Shibuya Incident“, algo esperado pelos fãs da obra e que conseguiu furar a bolha otaku, atraindo um novo público e novos olhares ao anime. Além disso, o MAPPA anunciou que o próximo arco a ser adaptado em anime será o “Culling Game“. E assim, ao que tudo indica, o arco “Perfect Preparation” também fará parte da adaptação, já que ele serve como uma introdução ao “Culling Game“.

Bom, agora vamos às resenhas dos capítulos 267 e 268 de Jujutsu Kaisen:

Jujutsu Kaisen 267 – Nobara Kugisaki, aquela que retornou:

O retorno de Nobara Kugisaki
Imagem: Jujutsu Kaisen

O capítulo começa com uma contagem regressiva para o fim do mangá: “Os últimos 05 capítulos“. Neste capítulo, os feiticeiros jujutsu elaboram um plano para usar os poderes de seus colegas ao consumirem partes vitais de outros personagens. Yuta explica como essa estratégia funciona e como a técnica amaldiçoada de Reversão pode anular esse feitiço.

Após algumas discussões, Utahime Iori e Yoshinobu Gakuganji têm uma conversa, até que Iori comenta: “Não faz meia hora que ela acordou”. A cena então corta para Nobara, com uma expressão mais raivosa do que nunca. Ela usa sua técnica amaldiçoada de martelo e pregos no último dedo de Sukuna, que está trancado a sete chaves em um esconderijo dos feiticeiros jujutsu. Neste momento, ela consegue ferir o Rei das Maldições, que estava distante, batalhando contra Itadori. Ao retornar, Nobara diz, em algumas traduções: “Morri, mas passo bem, idiota”, em referência ao momento em que Itadori volta dos mortos nos capítulos iniciais da obra.

Em seguida, a história retorna ao confronto entre Sukuna e Itadori. Ambos estão gravemente feridos, mas continuam lutando sem parar. Itadori atinge Sukuna com um Lampejo Negro, encerrando o capítulo 267.

O capítulo é, de certa forma, bom para a obra, apesar de algumas decisões serem confusas. Os planos criados e utilizados até esse momento ajudaram a chegar nesse momento decisivo da batalha. Porém, desde o seu início, Jujutsu Kaisen sempre se mostrou como algo “massavéio“, então soluções Deus Ex-Machina são padrões em histórias assim. Apesar disso, a obra entregou uma boa solução para o final da batalha entre Itadori e Sukuna, e claro, o retorno de Nobara, uma das personagem mais querida da obra, foi algo extremamente marcante.

Jujutsu Kaisen 268 – A morte de Ryoumen Sukuna?

A morte de Ryoumen Sukuna
Imagem: Jujutsu Kaisen

Após o retorno de Kugisaki Nobara, vemos Yuji Itadori desferir um golpe decisivo no final do capítulo 267. O capítulo 268 começa dentro da mente de Sukuna e Megumi Fushiguro, onde ambos conversam brevemente. Megumi decide retomar o controle de seu corpo e expulsar a maldição depois que o poderoso Lampejo Negro de Itadori atinge o Rei das Maldições. E então, após 06 anos de história, finalmente, Ryoumen Sukuna é derrotado.

Neste momento, o corpo de Fushiguro começa a tomar forma enquanto a maldição se desfaz e se transforma em uma pilha de poeira. Itadori se aproxima de Sukuna e pega o que restou do personagem mais poderoso da série, dizendo: “Só eu poderei viver com você, Sukuna“. É revelado o acordo feito entre os dois em capítulos anteriores, quando Itadori pediu ao Rei das Maldições para libertar Fushiguro e voltar a morar dentro dele. Embora não seja mostrado se Itadori engole o corpo de Sukuna novamente, isso é algo que fica subentendido.

A história então corta para Fushiguro acordando na cama, enquanto Nobara e Itadori tentam pregar uma peça nele. Esse momento marca o retorno do clássico e querido trio de amigos de Jujutsu Kaisen. Os três conversam e depois lêem as cartas que Satoru Gojo escreveu para Nobara e Fushiguro. O conteúdo das cartas revela o que aconteceu com os pais de ambos.

O capítulo termina com o trio, acompanhado de diversos feiticeiros jujutsu, a caminho da localização de Yuta Okkotsu para ajudar seu amigo.

Bom, o capítulo traz consigo um ar de conclusão de uma enorme saga. E depois de muito tempo, vemos o trio principal reunido, conseguimos sentir o amadurecimento entre eles, após todos os desafios que passaram. Além disso, é bom ver que, mesmo sem saber como seria o seu futuro, Gojo deixou algo preparado para seus alunos. Conclusão é a palavra que melhor se encaixa nesse capítulo.

O que esperar dos próximos capítulos?

Satoru Gojo vs. Ryoumen Sukuna
Imagem: Jujutsu Kaisen

Apesar do capítulo 268 parecer um final de história, no maior estilo battle shonen padrão, ainda restam alguns pontos a serem concluídos. O final do capítulo mostra que todos os feiticeiros jujutsu que sobreviveram estão indo de encontro a Yuta Okkotsu, a última vez que o personagem aparece na obra é durante o capítulo 263. O personagem acabou não suportando os limites das técnicas e também extrapolou os 05 minutos que poderia permanecer no corpo de Gojo.

Como falado durante a resenha do capítulo 261, havia riscos muito altos para caso de Okkotsu continuasse com esse plano. Apesar disso, não revelaram o que aconteceria caso os 05 minutos estourassem e ele permanecesse no corpo de Gojo. Porém, uma das possibilidades era ficar permanentemente no corpo de Gojo e sem condições para retornar ao seu.

Uma das teorias criadas é que Okkotsu ficará no estado em que está e sem chances de se recuperar. E assim, perder o contato com Rika, já que o corpo amaldiçoado era o de Okkotsu. Com isso, Gege manteria, de uma forma bem estranha, Satoru Gojo ainda vivo na história, mesmo não sendo ele no comando de seu corpo.

Satoru Gojo vs. Ryoumen Sukuna
Imagem: Jujutsu Kaisen

Porém, outra teoria é que Okkotsu não irá querer continuar vivo do jeito que está e pedirá para darem um fim à sua vida, ou ele mesmo colocará um fim e no processo destruirá o corpo de Gojo. Lembrando que, inicialmente, o personagem era contra usar esse plano, porém, de última hora, aceitou utilizá-lo como um último recurso para derrotar Sukuna. E agora, com Sukuna derrotado, não existem grandes motivações para permanecer assim. Mas, o que acontecerá com Okkotsu, apenas o futuro dirá.

Por fim, os capítulos 267 e 268, de Jujutsu Kaisen, estão disponíveis no Manga Plus, o aplicativo oficial da Shonen Jump para ler seus mangás. E a obra caminha para o seu final, restando apenas mais 03 capítulos para se encerrar.