Primeira edição do festival na capital mineira contou com autoridades, representantes da Coreia e debates sobre a importância da cultura asiática no Brasil

O KOFF – Korean Film Festival abriu sua programação em Belo Horizonte nesta terça-feira (16), no Sesc Palladium, com uma cerimônia marcada pela valorização da cultura coreana e pelo reconhecimento do impacto do festival na cena cultural da cidade. O evento segue até domingo, 21 de setembro, com seis dias de sessões gratuitas.

A abertura contou com a presença da diretora do KOFF, Márcia Kling, e da produtora Renata Dutra, que ressaltaram a importância da realização em Belo Horizonte e o papel do cinema coreano na ampliação do diálogo cultural. Também participaram Arthur Ferreira Maia, representando o Cônsul Honorário Eduardo Gleber, e Cristina Schimer, secretária-adjunta de Cultura da Prefeitura, que destacou o apoio institucional ao festival.

Em seu discurso, Cristina anunciou que o Cine Santa Tereza estará à disposição do KOFF para próximas edições, assim como o apoio e prestígio do prefeito Alvaro Damião para o projeto. Já Arthur Ferreira, destacou em suas palavras a importância do cinema sul-coreano para a arte mundial, e lembrou de grandes nomes de destaque como Parasita, do diretor Bong Joon-ho, que ganhou o Oscar de Melhor filme em 2020.

Após a solenidade, o público que lotou a sala, acompanhou duas exibições coreanas. O curta “The Killing Recipe” (2024), dirigido por Jo Young-in, misturou suspense, drama e comédia, arrancando risadas e suspiros da plateia. Já o longa “Lost”, de Kang Dong-in, estrelado por Lee Soo-hyuk, foi o grande destaque da noite, emocionando com uma narrativa intensa sobre culpa, luto e redenção.

KOFF – Korean Film Festival estreia em Belo Horizonte com programação gratuita no Sesc Palladium
KOFF – Korean Film Festival estreia em Belo Horizonte com programação gratuita no Sesc Palladium. Foto: Mário Guedes

Sobre o KOFF

O festival, que acontece em sete cidades brasileiras, exibe longas e curtas-metragens sul-coreanos em espaços públicos e salas de cinema, sob curadoria do cineasta, produtor e professor da ECA/USP, Prof. Dr. Rubens Rewald. A programação inclui uma Mostra Não Competitiva com 20 filmes sul-coreanos e uma Mostra Competitiva com inscrições abertas para produções tanto da Coreia do Sul quanto do Brasil, em duas categorias.

Além das exibições, o KOFF promove Debates Internacionais com cineastas e produtores coreanos e brasileiros em formato híbrido, Oficinas de Produção de Vídeo em escolas públicas, e encerra sua programação com uma Noite de Homenagens e a Cerimônia de Premiação.

KOFF – Festival de Cinema Coreano tem entrada gratuita e será realizado no Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046. Av. Augusto de Lima, 420. Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais, mais informações no site do evento.