“Kuski” novo livro de Ilan Brenman, também é o nome do personagem principal da narrativa. Ele é um menino que nasceu incompleto e foi se costurando no decorrer da vida. No entanto, sempre que sente tristeza, ele perde um pedaço da sua costura. É com essa metáfora que o autor, vencedor do Jabuti, se propõe a debater: como conversar com as crianças sobre os momentos dolorosos? Como falar para as crianças que a vida não é feita apenas de momentos felizes?
A vida real é assustadora, no entanto, quando uma criança deve saber disso? Seguindo a jornada de Kuski que se descostura, perdendo algo de si sempre que algo ruim acontece. Mas se costura quando acontece o contrário e algum sentimento positivo toma conta dele. Um exemplo é quando o menino adota um cachorro, tendo grande alegria.
Ilan Brenman mostra como conversar com as crianças sobre as dores e sobre as alegrias da vida. Alguns temas podem parecer difíceis de serem abordados. No entanto, é necessário conversar com os pequenos sobre determinados assuntos. Dessa forma, eles se preparam para as frustrações, assim como para os momentos difíceis, os quais todos nós passamos em algum momento.
Mas, é importante saber como abordar esses assuntos, muitas vezes até mesmo com ajuda de um profissional especializado, como um psicólogo ou psiquiatra. “Kuski” vem como uma ferramenta de ajuda aos pais e responsáveis que enfrentam esse desafio. O livro é um lançamento da Editora Moderna, e está disponível no site.
Sobre o autor
Nascido em Israel e naturalizado brasileiro, Ilan Brenman é formado em Psicologia e mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Já ministrou várias palestras pelo Brasil, discutindo a importância de contar histórias para crianças, jovens e adultos. O autor já publicou mais de 60 livros (também no exterior). Venceu o Prêmio Jabuti em 2024 com o livro “Cabo de Guerra”, escrito em parceria com Guilherme Karsten.
Leia também: Cortez Editora lança livro sobre artes visuais na Educação Infantil
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram