No dia 10 de novembro, a Casa Museu Ema Klabin realiza o evento de lançamento dos: “Cadernos da Casa Museu Ema Klabin”. A publicação digital conta com textos de pesquisadores sobre temas trabalhados na programação do museu. O livro ficará disponível no site oficial da instituição.
O livro foi organizado pelo curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, e pela coordenadora do núcleo de cursos e palestras, Ana Cristina Moutela. O evento é gratuito e acontece a partir das 11h. O lançamento contará com uma apresentação musical da cantora e compositora Denise Mello.
Sobre a obra
O volume inclui textos relacionados à temática trabalhada no museu em 2023: “O dito e o não dito”. Além disso, conta com ensaios sobre a exposição: “A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin”. Do mesmo modo, o livro inclui textos sobre música, meio ambiente, assim como mulheres e literatura. Há um ensaio completo sobre a biblioteca de Ema Klabin, que conta com mais de 3.500 volumes.
Apresentação Musical
No lançamento, a cantora e compositora Denise Mello deverá apresentar o seu espetáculo “Mulheres na Canção”. A apresentação inclui obras de compositoras brasileiras da “Era do Rádio”. O repertório conta com Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Maysa. A banda é formada por Denise Mello (voz/violão), Victor Mendes (violão/viola), Ana Eliza Colomar (flauta/violoncelo) e André Rass (percussão). Além disso, Denise pretende compartilhar histórias de seu livro “A Mulher na Canção” (2022).
Casa Museu Ema Klabin
O Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural e sem fins lucrativos. Foi criada para guardar, estudar e divulgar a coleção da empresária e incentivadora das artes Ema Klabin (1907-1994). Dessa forma, o museu tem o objetivo de promover atividades culturais e sociais, assim como a educação.
O museu funciona na residência onde viveu Ema Klabin, entre os anos de 1961 e 1994. Ela é uma das poucas casas de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, assim como obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Além disso, conta com peças arqueológicas e livros raros de diversas épocas.
Leia também: Livro narra busca de manuscrito perdido de Lewis Carroll
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram