O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado mundialmente no dia 3 de dezembro, desde 1992. A data foi reservada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer uma homenagem a todos que têm algum tipo específico de deficiência.

O objetivo central da ONU ao estabelecer essa data como específica e única para essa celebração, é de promover ações pautadas no respeito, inclusão e conscientização de que todas as pessoas precisam ser tratadas de forma igual, conforme consta nos princípios dos direitos humanos.

Pessoas com deficiência, são indivíduos comuns como outros quaisquer e que, mesmo com as suas “dificuldades” precisam ser respeitados e terem um espaço ativo e participativo dentro da sociedade. Assim, para abordar sobre diferentes tipos de deficiência no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, aqui estão 3 dicas incríveis de livros inspiradores com personagens sendo pessoas que têm algum tipo específico de deficiência.

Sobre o livro “A Teoria de Tudo”

A teoria de tudo - livro
Fonte: Divulgação/Amazon

A Teoria de Tudo, é uma obra escrita por Jane Hawking. A Jane foi esposa do renomado Stephen Hawking, um grande físico e cientista. É uma história bibliográfica que fala sobre o casal e a jornada do Stephen. Assim, o desenrolar da trama literária se dá pela temática abordada de que amar é estar ao lado do outro nos piores e melhores momentos da vida.

Stephen é um homem muito diferente dos outros, ele tem uma inteligência incrível e por conta disso, sempre está a andar com seus livros por todos os lugares por onde vai. Quando estava conhecendo a Jane, ele acabou recebendo um diagnóstico de que estava com esclerose lateral amiotrófica (ELA), onde, no auge dos seus 21 anos, ele se ver como uma pessoa com deficiência. Os médicos lhe disseram que o seu tempo de vida era curto, mas ele não se deixou levar pelo seu diagnóstico.

Ao seu lado, estava Jane, que mesmo sabendo das condições de saúde de Stephen, continuou o relacionamento se casando e o incentivando dia após dia. Assim, Hawking se tornou a pessoa que mais chegou perto das explicações sobre qual o sentido da vida, base esta que deu início aos seus estudos.

A história é uma leitura envolvente por mostrar que, mesmo que as pessoas tenham uma condição especial, elas não devem se anular do mundo.

O livro mostra a beleza da mente, a força da natureza humana, o amor puro e verdadeiro e a resiliência em momentos de tamanha dificuldade. A Teoria de tudo, vendeu diversos exemplares, se tornando um livro de sucesso. O mesmo, teve sua adaptação para os cinemas em 2014. A obra ganhou vários prêmios e um Oscar.

Sobre o livro “Como Eu Era Antes de Você”

Como eu era antes de você
Foto: Divulgação/Amazon

Lou Clark é uma típica jovem mulher cheia de sonhos, de cores e possui uma personalidade brilhante e alegre. Sabe cada passo que dá e ama trabalhar no café. Mas, certo dia, sem esperar, ela acaba sendo demitida. E a partir dessa demissão, sua vida muda completamente.

Will Traynor é um jovem cheio de vida, alegre, esportista e que ama sentir adrenalina. Logo, um acontecimento marcante mudará seu destino e sua história. Um acidente de moto acaba deixando-o tetraplégico. Agora, o mundo não tem mais graça e ele se sente insignificante, um peso e uma pessoa sem vida.

Nenhuma funcionária se adapta ao jeito de ser que o Will desenvolveu, por isso, sua mãe decide contratar uma nova candidata que surgiu, a Lou. De cara ele percebe que Lou é um tipo de mulher feliz, cheia de luz e cores. Então, ele acaba percebendo que ela era a cor que lhe faltava, mesmo tentando afastá-la. Só que, nenhum deles imaginava o quão conectados ficariam e que esse encontro mudaria a vida deles para sempre.

O livro escrito por Jojo Moyes, emocionou diversos leitores e conquistou fãs pelo mundo inteiro. Mostra que nem sempre as coisas são perfeitas, assim como, os dias podem ser coloridos e cinzas. Mas, a força do amor pode tornar dores maiores em dores mais leves.

Como Eu Era Antes de Você, teve sua adaptação para os cinemas no ano de 2016. É uma leitura leve, romântica e reflexiva. É o tipo de livro que todos podem levar na bolsa e se apaixonar pelos personagens a cada página.

Sobre o livro “Extraordinário”

Extraordinário - livro pessoa com deficiência
Fonte: Divulgação/Amazon

O livro não é cem por cento baseado em fatos reais, mas sua história começou a partir de um episódio vivenciado pelo escritor da obra. Quando ele estava em uma sorveteria, seu filho acabou se assustando com o rosto de uma criança que aparentava ter idade semelhante à sua. R.J Palacio, por não saber como agir e falar na hora, mais tarde, decidiu escrever um livro em função desse acontecimento.

Auggie é uma criança que nasceu com uma síndrome genética chamada “Treacher Collins”, que ocasiona certas deformações na parte craniofacial. Ele realizou cerca de 27 cirurgias para conseguir chegar ao seu rosto atual. Por conta disso, ele nunca conseguiu frequentar uma escola.

Ele acaba ingressando no quinto ano em uma escola particular, estando assim, em uma escola pela primeira vez. E assim começa a sua missão: de mostrar a todos que mesmo ele sendo uma criança com deficiência e aparência nada comum, ele é uma pessoa igual a todas as outras. O livro escrito por R.J Palacio, retrata a vivência de uma criança com deficiência, mostrando seus desafios e sentimentos.

A obra tem vários momentos reflexivos assim como, mostra toda a história pela perspectiva do Auggie. A história é extraordinariamente incrível, sensível e emocionante. O livro “Extraordinário” conquistou diversos leitores, sejam eles jovens ou adultos pelo mundo inteiro. Vendeu diversos exemplares e no ano de 2017 teve sua adaptação feita para os cinemas.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil” – Extraordinário