A família do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não se limita apenas à política e também apresenta talentos literários. Irmão caçula do jurista, Leonardo de Moraes acaba de fazer sua estreia literária em ‘Tia Beth’, um romance fictício com uma abordagem histórica, ambientado durante a Ditadura.
Quem é Leonardo de Moraes?
Leonardo, assim como seu irmão, também optou por uma carreira jurídica. Ele conquistou o título de Mestre em Direito do Estado pela USP e atualmente leciona direitos humanos, além de ser artista residente na New York Academy of Arts. Por isso, suas formações prometem enriquecer ainda mais sua estreia na literatura.
Leia também: conheça Vinícius Lima Costa, autor de ‘O Patrulheiro Literário’
Embora tenha escrito alguns contos infantis, ‘Tia Beth’ é o primeiro livro publicado pelo autor. Na verdade, a narrativa surgiu como um folhetim divulgado em suas redes sociais. Porém, Leonardo alcançou cada vez mais leitores e decidiu eternizar suas palavras nas páginas impressas; vamos conhecer a história a seguir:
‘Tia Beth’ retrata as marcas da violência na Ditadura
Na trama de ‘Tia Beth’, Elisabeth, a protagonista decide revisitar algumas de suas memórias mais obscuras e compartilhá-las com seu sobrinho, Leonardo. Ela não só revela segredos familiares, mas também reflete sobre as marcas eternas da violência e do totalitarismo do Regime Militar, que ainda ecoam em sua vida.
Por exemplo, Beth nunca conseguiu superar a falta de seu filho, Tavinho, que era poeta e está desaparecido sob circunstâncias misteriosas desde a Ditadura. Enquanto narra os enigmas que enfrentou em sua juventude, ela também relembra momentos históricos do país em uma trama fictícia, porém rica em detalhes verossímeis.
O autor promete entregar uma história cheia de reviravoltas com sua personagem, classificada como debochada e irreverente. Ainda segundo o jurista, o principal intuito do livro é aprofundar a reflexão sobre os reflexos dos ciclos históricos de violência. Tendo em vista que, Leonardo, por sua vez, acaba se enxergando na narrativa da tia.
Apesar de ter sido lançada no ano passado, a obra ainda é recente e já ate conquistou uma premiação internacional. Você pode adquirir a publicação da Editora Insígnia, que já está disponível tanto no site da editora, acompanhada de um marca página personalizada, quanto na Amazon.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza