Os Líderes de Comunidades do Pokémon GO mobilizaram seus grupos para arrecadar alimentos para as pessoas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Sendo assim, diversos grupos de todo o Brasil ajudaram na campanha para destinar a ajuda para ONGs e para o RS.
Além disso, a iniciativa contou com o apoio da Niantic, empresa responsável pelo Pokémon GO. Desse modo, o projeto iniciou ainda no Dia Comunitário de maio, quando 33 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e Belo Horizonte, juntaram 700 kg de alimentos não perecíveis. Juntamente com roupas, itens de higiene e limpeza, todos esses produtos foram enviados para o Rio Grande do Sul.
Um dos Líderes de Comunidades do Pokémon GO, Rafael Rocha, contou que a mobilização continuará por um bom tempo.
“Queremos arrecadar mais produtos de higiene pessoal, pois notamos uma carência nesse tipo de doação. No Dia Comunitário do Bounsweet (maio), o Rio arrecadou cerca de 105 kg de alimentos, além de roupas, mas estamos engajados em continuar ajudando o RS”.
Rafael Rocha, Líder de Comunidade no Rio de Janeiro
Além de Rafael, outra Líder de Comunidade é a Jéssica Simões. A treinadora participa da iniciativa direto de Brasília, e comentou que organizaram um “Pix Day”. Sendo assim, arrecadaram dinheiro para comprar cobertores destinados aos atingidos pelas cheias. Juntamente com uma coleta de roupas, calçados e outros itens nas casas de alguns voluntários para serem entregues na Base Aérea.
“Também acompanhamos a mobilização em outras cidades. O Gabriel, Líder de Santa Maria, que foi uma das cidades atingidas pelas enchentes, nos ajudou a selecionar o destino das doações de outras comunidades.”
Jéssica Simões, Líder de Comunidade em Brasília
Além disso, a Comunidade de Pokémon GO de Brasília também ajuda no Projeto Pobres e Pequeninos com as arrecadações feitas durante os Dias Comunitários.
Bem como, outras comunidades também arrecadaram produtos para os atingidos e para ONGs. Como é o caso de Fortaleza, Recife e Manaus que arrecadaram mais 670 kg de alimentos e outros itens para organizações não-governamentais e instituições em suas respectivas cidades.
Sendo assim, em Fortaleza o Lar Amigos de Jesus foi o alvo das doações e recebeu 200 kg de alimentos. A comunidade de Manaus apoiou o Projeto Sopaterapia, que atua há quase 10 anos na cidade.
Criadores de Conteúdo se mobilizam
Além dos Líderes de Comunidades do Pokémon GO, outros que também se mobilizaram para arrecadar ajuda foram os criadores de contéudo. Com isso, uma live solidária aconteceu no canal do Jogada Excelente com a parceria do LeeGengar, assim participaram diversos PokéCriadores dos diversos segmentos como Baby Mazo, Camaleão, Capitão Hunter, Casa Do Carvalho, Direto Da Cozinha, Finzteren, KakaCrads, LNDsRargef, Olivotec, Pokémon Blast News, Tiusam e muitos outros.
Dessa forma, a live teve uma duração de quatro horas com sorteio de produtos TCG e códigos de Pokémon GO fornecidos pela Niantic. A transmissão contou com mais de 1.500 espectadores e arrecadou mais de R$ 3.000, que foram enviados para instituições que atendem pessoas em condições de risco.