A espera acabou! Nesta sexta-feira (12), o rapper estadunidense Lil Nas X agitou as redes sociais com o lançamento de um clipe polêmico e cheio de referências bíblicas para “J CHRIST”, seu mais novo single.
O vídeo foi escrito e dirigido pelo próprio artista e mostra ao público um pouco do que está por vir no segundo álbum de estúdio do cantor. O sucessor de “Montero” (2021) ainda não tem título nem dia de lançamento confirmados.
“J CHRIST” chega após várias controvérsias e muitas discussões na internet. O alvoroço dos fãs e internautas veio logo após Lil Nas X divulgar a capa do novo trabalho, onde ele aparece caracterizado de Jesus Cristo pregado a uma cruz.
No teaser publicado nas redes sociais do cantor, que foi ao ar um dia antes do videoclipe oficial, também foi possível ver várias sósias de celebridades que marcaram o legado da música e história norte-americana.
Chuva de referências
Ousadia, sensualidade, looks icônicos e muita coreografia. Assim podemos resumir o novo trabalho visual do rapper – que ao mesmo tempo em que conquistou elogios nas redes sociais também levantou polêmicas ao retratar referências bíblicas de tal forma.
Na obra, além da representação clara de Jesus Cristo, ainda é possível identificar menções a Noé, São Pedro e Moisés. O clipe também tem apelos visuais claros ao céu e ao inferno, conceitos bem comuns que movimentam a crença dos fiéis em algumas religiões.
Polêmicas nas redes
Antes do lançamento do vídeo, para amenizar as polêmicas, Lil Nas X defendeu seu trabalho em uma publicação no X, antigo Twitter. O cantor rebateu as críticas de que estaria usando a imagem de Jesus para tirar sarro de qualquer crença ou religião. Confira:
“A imagem de Jesus é usada ao longo da história na arte popular em todo o mundo. Não estou tirando sarro de nada. Vocês precisam parar de tentar proteger uma religião que já existia antes mesmo de qualquer um de nós nascer”, explicou.
*Redator em experiência sob supervisão de Lara Aguiar.