Cleide Fernandes, Fabíola Farias e Juliana Daher realizam, em outubro e novembro, eventos de lançamento de “Outro livro de perguntas: leitura, inclusão e acessibilidade”. Serão ao todo cinco eventos em Belo Horizonte e no Recife.

O livro é uma reflexão sobre a inclusão para pessoas com deficiência e neurodivergentes no campo da literatura e formação de leitores. Além disso, fala sobre a importância da criação de espaços acolhedores nas escolas, bibliotecas e centros culturais. 

A obra levanta uma pergunta importante: as pessoas com deficiência se sentem representadas nos livros? “Outro livro de perguntas” está disponível na versão física e digital, com distribuição gratuita no evento. Também conta com uma versão acessível para pessoas com deficiência.

Eventos

Serão ao todo cinco eventos de lançamento, quatro em Belo Horizonte e um no Recife. Começando por Belo Horizonte, no dia 23 de outubro, às 15h40, será no Instituto Mano Down – Rua Urucuia, 39 – Floresta; Belo Horizonte. Já no dia 24, o lançamento é às 10h na Biblioteca Infantil e Juvenil, no centro da capital mineira.

As autoras retornam em novembro. No dia 21/11, realizam um evento no Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga, a partir das 16h30. No dia 29, será no Centro Cultural Bairro das Indústrias, na Rua dos Industriários, 289 (Industrias).

Em Recife, o lançamento acontece entre os dias 25 e 29 de novembro no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação.

Sobre as autoras

Julia Daher, Cleide Fernandes e Fabíola Farias | Foto: Teresa Farias

Cleide Fernandes é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em audiodescrição pela PUC Minas, atualmente é gestora na Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Além disso, participa da Rede Internacional de Bibliotecários Líderes. 

Fabíola Farias é pesquisadora na área de livro, leitura, infância e bibliotecas. Atualmente participa de projetos educacionais e artísticos culturais. Ela é mestra e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), assim como em Estudos da Linguagem pelo CEFET-MG. Já trabalhou em várias iniciativas do governo para promoção da leitura. Desde 2010, é leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Juliana Cardoso Daher é bacharel em terapia ocupacional pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e graduada em Psicologia pela UniBf. Além disso, é mestra em Estudos da Linguagem pelo CEFET-MG. Ela é artista da Cia. Pé de Moleque e produtora cultural. Também é integrante do grupo de pesquisa Programa Bebeteca (FAE-UFMG), assim como formadora do Curso Leitura e Escritora na Educação Infantil em Minas Gerais, pela UFMG.