A escritora e jornalista carioca Érica Magni irá lançar seu terceiro livro, “Maresia Corrói os Dentes” (Sophia Editora, 2025), durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025. O evento será entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, na Casa Gueto, no Centro Histórico de Paraty (RJ). A obra também terá lançamento no Rio de Janeiro, no dia 13 de setembro, às 18h, na Partisan Da Lapa.
Com narrativa híbrida, o livro mistura poesia e prosa para retratar a realidade de Monte Alto. O distrito de Arraial do Cabo (RJ), marcado pela negligência do Estado, pela especulação imobiliária e pela resistência de seus moradores. A autora parte, então, de experiências vividas na comunidade para refletir sobre temas como abandono, degradação ambiental, memória e permanência.
Uma narrativa sobre corrosão e existência
“Maresia Corrói os Dentes” reúne fragmentos poéticos e prosas curtas inspiradas nos três anos de convivência da autora com os habitantes de Monte Alto. Pescadores, ambulantes e moradores de casas deterioradas são retratados como vozes invisibilizadas que resistem ao apagamento social e territorial.
A maresia, que corrói estruturas nas regiões litorâneas, é utilizada como metáfora para processos de desgaste não apenas físicos, mas também afetivos e comunitários. “A maresia aparece como aquilo que destrói lentamente, mas também como o que deixa marcas, do que insiste”, afirma Érica.
Um dos momentos centrais da obra é o relato do incêndio que destruiu a casa da autora em Arraial do Cabo. A autora retrata o episódio como metáfora para a ideia de transformação pela destruição, assim, articulando fogo e sal como símbolos de mudança.
O livro possui estrutura não linear e capítulos organizados como marés, alternando intensidade e ritmo. Ainda conta com prefácio de Tatiana Pequeno e posfácio de Bruna Mitrano.
Quem é Érica Magni

Nascida no Rio de Janeiro, em 1986, Érica Magni é poeta, jornalista e criadora do podcast Rádio-Carta Mulher. Ela é autora dos livros “Poérica” (2019) e “Areia na Olhota” (2023). Além disso, colaborou com projetos ligados a comunidades indígenas e periféricas, como o livro “Diário de Área” (2021), sobre a etnia Yanomami. Atualmente, vive entre a Região dos Lagos e Teresópolis, onde segue escrevendo e desenvolvendo projetos culturais ligados à literatura e à escuta sensível de territórios marginalizados.
Serviço
Paraty (RJ)
Lançamento durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025
Local: Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, nº 277 – Antiga Rua Fresca – Centro Histórico)
Data: de 30 de julho a 3 de agosto
Rio de Janeiro (RJ)
Sessão de autógrafos com a autora
Local: Partisan Da Lapa (Rua Moraes e Vale, 31, Lapa)
Data: 13 de setembro de 2025
Horário: a partir das 18h
Leia mais: Iracema: o que faz da obra um clássico?
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.