Escrito por Carlos Ruas, o livro em quadrinhos “De Onde Viemos?” teve o lançamento possível através de um financiamento coletivo pela plataforma Catarse. E foi assim que surgiu a obra que fala da origem do mundo dentro da perspectiva de 12 histórias (escritas em parceria com 12 artistas) diferentes, sobre as religiões existentes no mundo, desde a Grécia Antiga, por exemplo.
A facilidade de entender cada narrativa do livro “De Onde Viemos?” é um dos elementos que mais chama atenção pela leitura tranquila que cada passagem proporciona. A leitura é simples, mas repleta de informações relevantes, que são capazes de fazer quem não entende sobre o assunto, compreender a introdução da ideia. Entre as 12 histórias, é possível encontrar uma explicação para a crença de cada uma das religiões. Tudo muito direto e exemplificado.
Ruas descreve “De Onde Viemos?” da seguinte forma:
“Pretendo com esse livro mostrar a diversidade religiosa que existe no mundo, seus encantos, reflexões e criatividade. Quanto mais a gente conhece a religião do próximo, menos a satanizamos. Nesse mundo em que nos alimentamos apenas do que as nossas bolhas nos fornecem, é cada vez mais importante conhecermos a bolha do próximo e dançarmos com os lobos.
Além disso, pretendo mostrar a capacidade investigativa da humanidade por meio do “método científico”, processo que revolucionou a nossa maneira de compreender o mundo e pouco difundido com a sua devida importância. Hoje, possuímos ferramentas para testarmos nossas dúvidas, filtrando as hipóteses que se confirmam nos testes. Nossa opinião não pode estar acima dos resultados, devemos sempre estar dispostos a mudar de ideia diante das novas evidências encontradas. Assim como os 10 mandamentos são os pilares do pensamento cristão, o método científico é o pilar do pensamento científico”
Sobre o conteúdo da história:
As ilustrações (que inclusive são muito bem feitas), também despertam curiosidade e cada vez mais vontade de entender o que está sendo descrito em cada uma das passagens e falas dos narradores.
Toda a história acontece no “buteco dos deuses”, com momentos engraçados e que despertam nosso senso crítico ao observar as infinitas possibilidades de crenças existentes. Assim, percebemos e questionamos a influência que esses fatores têm no nosso contexto social. Mas no meio disso tudo, não foi deixada a discussão sobre a ciência, que também é feita de forma leve, descontraída, singela e necessária.
Portanto, o que conduz toda a história nas mais de 100 páginas do HQ é a sutileza nos detalhes, a narrativa leve e engraçada e o aprendizado adquirido, que pode servir como uma introdução, a quem interessar, para estudos maiores sobre o assunto das religiões.
Sobretudo, um elemento muito presente durante a história do livro “De Onde Viemos?” é tratar as religiões com o máximo de respeito. Por isso, finalizamos a leitura com aprendizados e leveza na alma.
Então, se você tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho de Carlos Ruas, pode acessar mais conteúdos clicando aqui.