O crítico pernambucano Luiz Joaquim é um dos profissionais mais reconhecidos na imprensa na curadoria de cinema. Agora, ele selecionou 75 textos (entre as mais de três mil críticas que já escreveu) para descrever vinte e cinco anos de cinema brasileiro, assim como seu trabalho na área.

Dessa forma, nasceu o livro: Vinte e Cinco: escritos de cinema (1997-2022), publicado pela Cepe Editoria. O livro é dividido em três capítulos. No primeiro, “Do meu lugar”, estão 25 críticas sobre filmes pernambucanos. Em seguida, “Do Nosso Lugar”, reúne 25 críticas sobre filmes brasileiros. Por fim, o último capítulo, “Do Lugar de Todos”, são mais 25 críticas sobre filmes estrangeiros.

Desse modo, o leitor terá a oportunidade de reler críticas sobre filmes emblemáticos, lançados entre os anos de 1997-2022. Além disso, o público pode também conhecer produções novas. O livro também é uma celebração da carreira de Luiz Joaquim, conforme diz o profissional: “Quando imaginei o livro, pensei que seria interessante selecionar um texto para cada um dos anos vividos no período que corresponde aos primeiros 25 anos de minha carreira no segmento da crítica cinematográfica”, explica.

Vinte e Cinco: escritos de cinema (1997-2022) está disponível para venda no site da Editora Cepe.