O livro “A Última Volta do Ponteiro”, do autor pernambucano Adriano Portela, ganhará adaptação para o cinema. A obra iniciou como livro, recebeu uma versão de teatro e agora irá estrear nas telonas.
Na trama, “O espetáculo conta a história de Anne, uma jovem que cresceu rodeada dos mistérios de sua família. A trama simboliza o retorno às origens, a volta a um passado recheado de surpresas e segredos reveladores. Um dos elementos que ganha destaque é a relação ítalo-brasileira presente na obra, que se passa em Recife, capital pernambucana, e Florença, capital da região da Toscana, na Itália.”
O filme será dirigido por Adriano Portela, que é autor e cineasta, ao lado do produtor Ulisses Brandão. Os dois são parceiros e juntos criaram o sucesso “Recife Assombrado”, que se tornou uma das maiores bilheterias do Estado.
Além disso, Adriano comentou sobre suas expectativas para a adaptação e como conduzirá seu trabalho: “Nessa adaptação vou poder me aprofundar mais no universo original, que é o do livro. Infelizmente não dá pra transmutar tudo para o teatro, mas a janela do cinema me permite explorar, por exemplo, as nuances de todos os cenários criados para a narrativa. E a melhor parte é entender que o título é o mesmo, mas em três produtos diferentes: o livro, o teatro e o cinema, cada um com sua potência particular.”
Por fim, a estreia da adaptação ainda não tem data oficial. Entretanto, a peça fará ainda uma apresentação única no início de 2024, no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. A sessão será no dia 12 de janeiro, às 19h, no Teatro Apolo.