O livro “Arábia: Caminhos da Escrita de um Filme” (2024), escrito pelos diretores e roteiristas Affonso Uchôa e João Dumans, vai além da compilação do roteiro. Nesse sentido, explora o processo criativo por trás do longa “Arábia” (2017). A obra destaca as diferentes vidas que o filme teve ao longo de seus seis anos de produção.

De acordo com os autores, “Mais do que a história do filme formatada segundo certas convenções, o que apresentamos aqui são os caminhos e descaminhos da escrita de Arábia”. Além disso, complementam, que “o roteiro em si é só um dos elementos”.

Sobre a obra

Foto do livro Árábia: Caminhos da Escrita de um Filme
Crédito: Editora Javali

Na trama, André é um morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio em Ouro Preto, Minas Gerais. O jovem encontra o caderno de anotações de um operário da fábrica vizinha. Até que, quando o homem é hospitalizado, André mergulha nas suas memórias e acompanha as cidades por onde ele passou em busca de trabalho, além dos encontros que teve ao longo da vida.

Assim, “Arábia: Caminhos da Escrita de um Filme” (2024) oferece uma perspectiva sobre o processo de escrita para o cinema, destacando as múltiplas influências e experiências que moldaram o filme. Portanto, diferente das tradicionais publicações sobre roteiros cinematográficos, o livro se distingue ao apresentar as primeiras ideias dos roteiristas e diretores até as transformações ocorridas durante as filmagens.

Sobre os autores

Affonso Uchôa é cineasta e fotógrafo. Ele é roteirista e diretor de Arábia. Também dirigiu os filmes “Mulher à Tarde”(2010) e “Sete Anos em Maio”(2019). Em fotografia, ele é coautor das séries fotográficas Izidoro e Sangue de Bairro. São Paulo e Belo Horizonte receberam as exposições.

João Dumans é natural de Ouro Preto e vive e trabalha em Belo Horizonte. Assim como Uchôa, ele é roteirista e diretor de Arábia. Além disso, dirigiu o longa “As Linhas da Minha Mão”(2023). O filme foi escolhido como Melhor Filme na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes