No livro “A Viagem Proibida”, a escritora e historiadora Mary Del Priore detalha a efervescência cultural e social da Vila Rica (Ouro Preto) nos turbulentos anos da Inconfidência. A obra é da Editora Unesp. 

A partir do personagem, o jovem Afonso, a autora retoma a atmosfera de Vila Rica, no centro de Minas Gerais. Ela relembra os ideais de igualdade dos inconfidentes, o descontentamento do povo com as autoridades, assim como a filosofia e a vida intelectual e cultural. 

A cidade foi berço de um dos movimentos mais importantes da história do Brasil: a inconfidência mineira. Dessa forma, Vila Rica foi uma das cidades mais importantes, social, política e economicamente, durante os períodos colonial e imperial. O livro é uma ótima opção para quem gosta de história, assim como para quem deseja descobrir mais sobre esse período tão importante.

Sobre a autora

Mary Del Priore é doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Lecionou História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Vencedora do Prêmio Jabuti, Mary Del Priore é autora de diversos livros que exploram várias características da sociedade brasileira no decorrer da história. É autora dos livros: “História das mulheres no Brasil” (1997), “História do esporte no Brasil” (2009), “História dos homens no Brasil” (2013), “A história do Brasil nas duas guerras mundiais” (2019), “O castelo de papel” (2023), entre outras obras.