No dia 24 de novembro de 2024, celebrou-se 80 anos da histórica tomada do Monte Castelo, da Força Expedicionária Brasileira. A investida militar brasileira visava derrotar as forças nazistas que estavam instaladas no assustador Monte Castelo, um terreno montanhoso, que os brasileiros tiveram que desvendar, em pleno Inverno Europeu.
A batalha durou meses, até que em 21 de fevereiro de 1945, os alemães foram derrotados e os brasileiros tomaram o Monte. Ao todo, 451 soldados brasileiros morreram durante a Batalha do Monte Castelo. Dessa forma, apesar da vitória, infelizmente muitos jovens não voltaram para casa, sendo relembrado para sempre como heróis.
A vitória abriu caminho para a passagem dos exércitos aliados, o que tornou a participação da FEB na Segunda Guerra, um marco não apenas para o Exército Brasileiro, mas para o conflito. Sendo assim, a Editora Insight lança o livro: “Guerreiros da Província: A jornada épica da Força Expedicionária Brasileira” do escritor e militar Durval Lourenço Pereira.
O livro narra a saga dos pracinhas que após serem convocados, ou se oferecerem para lutar, viveram um desafio jamais visto: lutar ao lado de outras potências, em um continente desconhecido, enfrentando o temido exército nazista de Adolf Hitler.
Além disso, os brasileiros enfrentaram a desconfiança dos próprios aliados, que não consideravam a FEB capaz de lutar contra os nazistas. A história provou que eles estavam errados! Desse modo, “Guerreiros da Província” não apenas faz uma retomada histórica, mas aborda as jornadas particulares de cada um dos combatentes, explorando os sentimentos e a responsabilidade que a missão trouxe. O livro está disponível na Amazon.
Sobre o autor
A autoria é do escritor e Tenente Coronel do Exército Brasileiro Durval Lourenço Pereira. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1990) e mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1998).
Graduado em Cinema, Televisão e Mídia Digital, é diretor dos documentários “Lapa Azul” (2006), assim como de “Navalha: um batalhão brasileiro na Linha Gótica” (2016). Além disso, escreve artigos sobre assuntos militares, segurança e política externa para veículos de comunicação, entre eles a Folha de São Paulo.
Leia também: “Arte, Cultura e Fé”: livro aborda a trajetória do barroco no Brasil
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram