Em um mundo marcado por guerras e perseguições, Solly Andy Segenreich, um judeu refugiado, encontrou no Brasil a chance de recomeçar sua vida. Sua história, narrada em detalhes em seu livro “Locomotiva dos sonhos”, é um relato emocionante de resiliência, perseverança e busca por um futuro melhor.
Nascido na Romênia em 1946, Solly ainda era uma criança quando presenciou os horrores do Holocausto. Em busca de segurança, sua família fugiu para Israel, mas a vida no novo país também não foi fácil. Anos depois, a família se mudou para o Brasil, em busca de novas oportunidades.
LEIA TAMBÉM: Editora África indica 7 lançamentos de livros
Memórias e reflexões em um livro inspirador
Dedicado à neta Helena, a autobiografia “Locomotiva dos Sonhos” vai além do relato sobre o antissemitismo e as atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Através de memórias vívidas, fotos de família e registros históricos, Solly tece um retrato comovente de um homem que atravessou oceanos em busca de um futuro melhor.
Ademais, o livro acompanha a jornada de Solly enfrentando as dificuldades de se adaptar a novas culturas e línguas a cada mudança. Ele relembra com detalhes a chegada em Israel, a sensação de fascínio ao contemplar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, os anos em um internato em Nova Friburgo e o sonho de infância de pilotar aviões, que o levou a cursar Engenharia Aeronáutica no ITA.
Papai me levava junto para buscar a caixa cheia de válvulas. E eu ficava maravilhado vendo aqueles aviões. Uma coisa é ver o avião voando alto, outra é ver decolando na sua frente, aviões com hélice ainda, foi paixão à primeira vista. Fui algumas vezes a esse aeroporto. E quando voavam aviões da Força Aérea Israelense em cima de Raanana, bairro em Israel onde a gente morava, eu ficava olhando: “Ainda vou lá, ainda vou pilotar isso”.
(Locomotiva dos sonhos, p. 99)
Do sonho de voar ao sucesso como empreendedor
Após concluir um doutorado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Solly retornou ao Brasil impulsionado pelo desejo de empreender. Ele atuou em diversos ramos, desde a construção de quadras de tênis até a venda de falafel. Além disso, dedicou 29 anos à docência na PUC, impulsionando a produção acadêmica na área da Engenharia.
Ademais, sua paixão por tecnologia o levou a desenvolver uma solução inovadora para informatizar a modelagem e o corte de tecido na indústria têxtil. A ideia revolucionária marcou o início de sua trajetória como empreendedor de sucesso.
Uma história de superação e resiliência
“Locomotiva dos Sonhos” é um convite à reflexão sobre a força do ser humano em superar traumas e construir uma vida plena. Solly demonstra que, mesmo diante das adversidades, é possível sonhar, fazer planos e alcançar grandes realizações.
Por fim, “Locomotiva dos Sonhos” é um legado inspirador que nos convida a refletir sobre a importância da resiliência, da compaixão e da busca por um futuro melhor. Continue acompanhando o GeekPop News para mais historias empolgantes!